Cuiabá | MT 18/04/2024
Saúde
Quarta, 29 de abril de 2015, 10h12

Campanha orienta trabalhadores sobre prevenção à saúde


Até amanhã (30.04), servidores públicos e demais trabalhadores podem fazer testes de glicemia, bioimpedância, aferição de pressão, acuidade visual, auditiva e de força, além de receber orientações sobre prevenção e promoção à saúde. A atividade educativa faz parte da campanha Abril Verde, organizada pela Coordenadoria de Saúde do Trabalhador, da Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso (SES/MT), alusiva ao Dia Internacional em Memória das Vítimas de Acidentes de Trabalho. A ação teve início nesta segunda-feira (27.04).

Os participantes também recebem orientações de primeiros socorros e demonstração da correta utilização de equipamentos de proteção. As atividades são realizadas no período da manhã, das 8 às 12 horas, na entrada principal do Tribunal Regional do Trabalho (TRT).

A coordenadora da área da Saúde do Trabalhador da SES/MT, Ângela Lúcia Piccini, destaca a importância do evento e lembra que Mato Grosso ainda apresenta índices altos em relação a acidentes de trabalho e doenças ocupacionais. “Somos o 7º estado com mais acidentes e óbitos relacionados ao trabalho e os números apresentados ainda não corresponde à realidade”.

Segundo dados do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) da SES/MT, Mato Grosso teve 702 óbitos nos últimos dois anos e 2.654 notificações de agravos, apenas no ano de 2014. “No Brasil, a cada dia, mais de sete trabalhadores perdem a vida executando sua atividade profissional, por isso ações educativas como essa são de extrema importância, para que o trabalhador se sensibilize quanto à prática do trabalho seguro e cobre seus direitos”, finaliza Ângela.

Para o procurador-chefe do Ministério Público do Trabalho, Fabrício Gonçalves de Oliveira, o momento é de reflexão sobre as condições em que o trabalhador, por muitas vezes, é submetido. “Este cenário é propício para que se discutam as condições básicas para proporcionar um ambiente seguro para o trabalhador, buscando ações resolutivas para a redução dos acidentes de trabalho”, ressalta.

O procurador afirma, ainda, que o Ministério Público do Trabalho (MPT) tem atuado constantemente no combate aos acidentes de trabalho, fomentando as medidas coletivas e regras básicas de saúde e segurança junto aos trabalhadores e empregadores.

A mobilização faz parte do calendário de ações organizadas por uma rede formada por órgãos públicos que tem como objetivo proteger os trabalhadores, tutelando o direito fundamental do cidadão, o direito a saúde. Além dos servidores da Secretaria de Estado de Saúde (SES), participam das atividades representantes Ministério Público do Trabalho (MPT), do Tribunal Regional do Trabalho (TRT), da Policia Rodoviária Federal (PRF) e da Secretaria Municipal de Saúde de Cuiabá (SMS).  




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114