Cuiabá | MT 28/03/2024
Saúde
Sábado, 23 de maio de 2015, 07h11

Novidades na reconstrução mamária após câncer de mama


.

Médico gaúcho, mastologista do Hospital Ernesto Dornelles, é um dos autores do primeiro Atlas de Cirurgia reconstrutiva de mama em mulheres que tem, ou, tiveram câncer da mama

Médico gaúcho, mastologista do Hospital Ernesto Dornelles, é um dos autores do primeiro Atlas de Cirurgia reconstrutiva de mama em mulheres que tem, ou, tiveram câncer da mama. Esta obra pioneira foi produzida em Milão e impressa na Alemanha e conta com outros dois co-autores: Dr Mario Rietjens, de Milão e Dr. Visnu Lohsiriwat, da Tailândia.

“Foi um trabalho intenso por vários anos na produção deste livro no Instituto Europeu de Oncologia de Milão. Nossa intenção é proporcionar aos médicos que tratam da saúde mamária uma série de técnicas cirúrgicas para minimizar as sequelas deixadas pela cirurgia, que muitas vezes é mutiladora”. Afirma o Dr. Mario Casales Schorr.

As mamas simbolizam a própria feminilidade e o câncer representa uma ameaça não só à integridade corporal mas, também, aos aspectos psíquicos e emocionais da mulher. A mutilação da mama extirpada leva à depressão e não raro a perda do parceiro. Quando não ocorre a reconstrução imediata, 60% das mulheres jamais a fará e carregará esta marca para sempre. No Brasil, a reconstrução imediata da mama é lei, infelizmente ainda pouco cumprida.

A Associação de técnicas de cirurgia plástica e de cirurgia oncológica na mama, surgiu da necessidade de minimizar a sensação de mutilação e perda decorrentes da cirurgia e propiciar o imediato retorno da paciente ao seu convívio social, familiar e as suas atividades cotidianas. Essas técnicas representam uma revolução mundial em plena expansão na cirurgia do câncer de mama, possibilitando novas e múltiplas abordagens para a reparação, remodelamento e reconstrução mamária.

“Que este livro possa auxiliar mais médicos na reconstrução estética e moral das pacientes acometidas pelo câncer. As mulheres que atentas à saúde de suas mamas devem ser premiadas com tratamentos preservadores e reparadores e não punidas com cirurgias mutiladoras e muitas vezes desnecessárias”, conclui o Dr. Schorr.

A cirurgia oncoplástica da mama que faz a reconstrução mamária no mesmo tempo cirúrgico da mastectomia – evitando que nenhuma paciente fique mutilada - já é realizada no Hospital Ernesto Dornelles. Desta forma, o tratamento do câncer de mama é concluído com a recuperação da autoestima da paciente, sendo esse o seu papel fundamental.

Sobre o Serviço de Mastologia do Hospital Ernesto Dornelles: Atendimento diferenciado, tendo como ideia central a RESOLUTIVIDADE - agilidade no atendimento, diagnóstico e imediata resolução das doenças mamárias.

Formado por especialistas qualificados, que aliam conhecimento e experiência, priorizando o atendimento integral multidisciplinar com estreita relação com a oncologia clínica, radioterapia, patologia, radiologia mamária, psicologia e enfermagem.

A filosofia de trabalho consiste em que nenhuma paciente fique mutilada, independentemente do período de tempo. Por isso, o remodelamento mamário no momento da cirurgia conservadora e a reconstrução mamária no mesmo tempo cirúrgico da mastectomia, que compõem um conjunto de técnicas chamadas cirurgia oncoplástica da mama, são parte integrante do tratamento prestado por esta equipe. Procedimentos invasivos ambulatoriais, tanto diagnósticos como terapêuticos, de acordo com o preceito de agilidade e rápida resolução das patologias mamárias; centro de pesquisa clínica internacional que oferece a possibilidade de inclusão de pacientes em protocolos de pesquisa mundiais em relação a novas terapias farmacológicas.
Marcação de consultas e informações: (51) 3217.8424

Sobre o Dr. Mario Casales Schorr:

Fellowship em Cirurgia Reconstrutora da Mama e Pesquisa Clínica no Serviço de Cirurgia Plástica Reconstrutiva da Mama do Instituto Europeu de Oncologia de Milão, Itália.

Mestre e Doutorando em Patologia Experimental pela Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre - UFCSPA.

Mastologista no Hospital Ernesto Dornelles. 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114