Cuiabá | MT 20/04/2024
Saúde
Sexta, 29 de maio de 2015, 16h47

Profissionais da Saúde discutem ações para reduzir mortalidade materna, infantil e fetal



MP-MT


Construído para ser um espaço voltado ao exercício da democracia, o auditório das Promotorias de Justiça de Cuiabá está sediando, nesta quinta e sexta-feira, o Fórum de Mobilização pela Redução da Mortalidade Materna, Infantil e Fetal. Profissionais da área da saúde buscam saídas para mudar a realidade do Estado que, a exemplo do restante do país, ainda mantém índice considerado alto: são 65 mortes por 100 mil nascidos vivos. A média aceitável pela Organização Mundial de Saúde é de 35 mortes por 100 mil nascidos vivos.

Na abertura do evento, o promotor de Justiça Alexandre de Matos Guedes destacou que o Ministério Público participa das discussões como colaborador e agregador de esforços para a redução da mortalidade. “Estamos atentos e vamos colher os dados que serão apresentados durante o fórum para ajudarmos na construção de políticas públicas para a redução a mortalidade materna. Já agendamos uma reunião para a próxima semana para darmos sequência a este trabalho”, afirmou.

A secretária adjunta de Estado de Saúde, Cleoni Silvana Kruger, apresentou um balanço sobre as principais ações desenvolvidas pelo Estado em relação à questão e admitiu que ainda existem desafios a serem superados. Como exemplo, citou o déficit de UTI neonatal, que é de 162 leitos. Falou, ainda, sobre a necessidade de qualificação dos profissionais e assegurou que a equipe técnica da Secretaria de Estado de Saúde está motivada a obter avanços.

Programação

 Nesta sexta-feira (29), no período da manhã, ocorrerão palestras sobre Assistência digna e nascimento saudável: Desafio Possível; Situação da mortalidade infantil e fetal na Capital e no Estado, Vigilantes pela Vida – Relato de experiência de um grupo tutorial PET/Saúde; Estruturação e organização dos comitês/comissões técnicas de Vigilância do Óbito materno; e Telessaúde na interação entre profissionais para a redução da mortalidade materna, infantil e fetal.

À tarde, os trabalhos serão retomados às 14h. Além de uma roda de conversa sobre a implantação e atuação do Núcleo Hospitalar de Epidemiologia do HUJM e HPSMC e Comitês Hospitalares de Mortalidade Materna, Infantil e Fetal do HSH e HGU haverá, também, uma mesa redonda sobre “Judicialização da Saúde”.  




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114