Cuiabá | MT 19/04/2024
Saúde
Sexta, 19 de junho de 2015, 16h06

MT Hemocentro participa de solenidade em comemoração ao Dia Mundial do Doador


O Hemocentro Coordenador do Estado de Mato Grosso, unidade da Secretaria da Saúde do Estado (SES), representado pela diretora geral Elianne Curvo e a assistente de captação de doadores, Magda Matos, participou da solenidade em comemoração ao Dia Mundial do Doador de Sangue. O evento aconteceu nos dias 16 e 17 deste mês, em Brasília.

O Brasil este ano foi escolhido sede do evento, que é realizado anualmente pela Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), e recebeu representantes da política de sangue da Cuba, México, Equador, El Salvador, Honduras, Paraguai, Peru, Uruguai, Bolívia e Colômbia. Um dos objetivos do encontro foi o de formalizar a cooperação mútua entre os países que compõem as Américas.

Para a diretora geral do MT Hemocentro, a troca de experiências entre os países é importante para que estes se tornem multiplicadores das informações verídicas a respeito do ato de doar sangue. “A promoção e captação da doação voluntária de sangue é uma etapa fundamental no processo e essa troca de vivência tende a fortalecer o desenvolvimento da nossa política de sangue”, afirma.

Durante o evento, o Ministro da Saúde, Arthur Chioro, lançou o “Manual de Orientações para a Promoção da Doação Voluntária de Sangue”, no intuito de regulamentar e normatizar em todo o Brasil as ações direcionadas à fidelização dos doadores de sangue.

Participaram também da solenidade, o coordenador geral de Sangue e Hemoderivados do Ministério da Saúde, João Paulo Baccara, o representante da OPAS/Brasil, Joaquín Molina e a Assessora Regional de Serviços de Sangue e Transplantes de Órgãos da OPAS/OMS, Maria Dolores Pérez-Rosales.  




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114