Cuiabá | MT 18/04/2024
Saúde
Segunda, 22 de junho de 2015, 22h57

Doenças em períodos mais frios vão além de gripes e resfriados


Desidratação, problemas de pele e dores nas articulações são alguns dos problemas nesse período; Médica dá dicas de como se prevenir

Durante o inverno, é comum o relato de doenças que atingem as vias respiratórias. Mas, de acordo com a médica Ligia Raquel Malheiro de Brito, clínica geral do Complexo Hospitalar Edmundo Vasconcelos, os incômodos vão além de gripes e resfriados. "No frio, costumamos transpirar menos e ingerimos menor quantidade de água e outros líquidos, o que levam ao ressecamento e à descamação da pele e, principalmente, dos lábios", alerta.

A médica revela ainda que as pessoas que sofrem de artrites reumatoides e de outros problemas relacionados às articulações também podem ser afetadas. "Devido às baixas temperaturas, as pessoas ficam mais encolhidas e tensas, o que leva a contração muscular. Dessa forma, quem possui qualquer doença articular ou muscular fica com mais dor."

Outro ponto de atenção é o aumento nos casos de asma, bronquite e alergias respiratórias. "Isso porque o frio e o tempo seco favorecem a proliferação de vírus e bactérias, tanto por meio do ar quanto por contato. Se levarmos em conta as chuvas em algumas regiões, há uma tendência maior de as pessoas fecharem as janelas e se aglomerarem, o que aumenta a contaminação e disseminação de germes."

Para evitar alguns problemas, a Dra. Ligia seleciona as principais dicas. Confira abaixo:

Antes do inverno, procure tomar vacinas contra as doenças da estação. No outono, por exemplo, são oferecidas vacinas contra influenza (gripe) e, para populações de risco, a vacina pneumocócica – que previne contra alguns tipos de pneumonia, otite, sinusite e meningite;
Lembre-se de se alimentar de maneira adequada, acrescentando frutas verduras e legumes que melhoram a imunidade;
No caso do frio, proteja-se com roupas confortáveis e pratique atividade física para o aquecimento das articulações;
Mantenha os ambientes em que você estiver, como casa, trabalho e transporte público, ventilados, sempre que possível;
Lave as mãos com frequência, principalmente após tossir ou espirrar. Se possível, evite tocar mucosas de olhos, nariz e boca. 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114