Cuiabá | MT 29/03/2024
Saúde
Terça, 23 de junho de 2015, 14h53

Prefeita Lucimar quer a reativação dos serviços odontológicos nas Unidades de Saúde de Várzea Grande


Dando continuidade as visitas nas Unidades de Saúde de Várzea Grande, a prefeita municipal Lucimar Sacre de Campos determinou a retomada dos Serviços de Odontologia nas Unidades de Saúde do Município que possuem os equipamentos e recursos humanos necessários

Dando continuidade as visitas nas Unidades de Saúde de Várzea Grande, a prefeita municipal Lucimar Sacre de Campos determinou a retomada dos Serviços de Odontologia nas Unidades de Saúde do Município que possuem os equipamentos e recursos humanos necessários. A situação encontrada foi de equipamentos sem utilização ou por falta de alguns acessórios e outros sem compressor. Outra situação observada nas Unidades foi em relação aos horários de atendimento aos usuários e a falta da presença de profissionais. Muitas Unidades, as estruturas estão precárias.

“Precisamos estabelecer um fluxograma de atendimento para que nenhum usuário que procure os serviços da Rede de Saúde Pública de Várzea Grande volte para caso sem atendimento. Os remédios já foram comprados, e os servidores de cada Unidade devem apontar a demanda necessária conforme a área de abrangência do atendimento de cada PSF. Além disso, um serviço, como o da Odontologia não pode estar parado por falta de itens básicos para o seu pleno funcionamento. O nosso objetivo é a humanização do atendimento, que significa remédios nas prateleiras, salários dos servidores em dia e um atendimento de qualidade. Precisamos colocar a casa em ordem”, disse a prefeita.

A primeira Unidade do Programa de Saúde da Família visitada foi do Bairro Água Vermelha.Essa área abrange mais de 2200 famílias. O gerente da Unidade Edilson Lourenço parabenizou a iniciativa dessa nova Administração em conhecer de perto a realidade. Há tempos que isso não acontecia. Apesar do pouco tempo da Prefeita Lucimar frente ao Executivo Municipal já podemos perceber algumas mudanças. “Vou repassar um relatório real das demandas aqui dessa Unidade para que o atendimento que já obteve melhora, melhore ainda mais. Faltavam medicamentos, água para consumo e insumos para realização de exames. Esses materiais já estão chegando à nossa Unidade”, ressaltou o gerente.

Outro local visitado pela Equipe de Saúde da Prefeitura foi Policlínica, Dr. Moacir Dellanes do Bairro Jardim Glória. A enfermeira Rufina Loiola acompanhou a visita. Ela trabalha para a Saúde há 15 anos. Já passou por várias administrações. Segundo ela, os servidores estão confiantes e cheios de esperança. “Estamos aqui para somar e ajudar no que for preciso. Do que depender de nós servidores, os usuários serão bem atendidos”, reforçou a Enfermeira.

O vice prefeito do Município Arilson Arruda disse que além do reconhecimento da infraestrutura, equipamentos, fornecimento adequado de medicamentos e insumos, estamos fazendo também um levantamento da carga horária de cada profissional ligado a Saúde. “Todos devem cumprir com seu horário de trabalho de forma correta. Cada profissional medico deve comparecer a sua Unidade de Referência no mínimo quatro vezes na semana”, reforçou Arilson Arruda.

Depois foi a Unidade localizada no Bairro Jardim Imperial visitada, onde são realizadas em média 2.000 consultas por mês. 27 bairros são atendidos, o que corresponde a mais de 27 mil habitantes. Dr. Miguel Argel, é o médico da família da Unidade. Ele que já atende há mais de 10 anos nessa Unidade disse que já é possível perceber mudanças na estrutura, forma de gerenciamento e fornecimento de itens necessários para a rotina de trabalho.

Dona Benedita Rita de Araújo é a enfermeira responsável pela entrega dos medicamentos na Unidade do Jardim Imperial, em Várzea Grande. Ela conta que a Unidade chegou a ficar mais de três meses sem remédios de rotina para a população. Com a nova gestão, a realidade é outra. “Os usuários saem daqui satisfeitos. Muitos demoram a acreditar quando digo que tem o remédio que eles precisam. Espero que as mudanças continuem. A Saúde de Várzea Grande precisa dessa atenção”, comentou ela.

Inaugurada em 1987, a Policlínica Arminda Guimarães Sato, no bairro Marajoara foi visitada. Dona Gonçalina Lemes Lopes, portadora da diabetes crônica saiu satisfeita. Ela faz uso da insulina diariamente. Há mais de dois anos não conseguia as seringas. “Hoje saio daqui realizada, vou poder dar continuidade ao meu tratamento sem ter que gastar. Agradeço a mudança no atendimento. Que isso vire rotina, enfatizou a usuária”.

A Policlínica Gonçalo Pinto de Godoy, no bairro São Matheus foi a ultima unidade visitada dentro da programação. Cerca de 1.500 pessoas são atendidas mensalmente com consultas médicas, fora outros procedimentos como vacinas, entregas de medicamentos, orientação nutricional, exames, entre outros. Além dessa visita técnica, foi inspecionada a obra ao lado desse PSF em andamento, com o objetivo de dar maior celeridade aos trabalhos, podendo assim acrescentar mais um Posto de saúde da Família para a Região do Bairro São Matheus.

O secretário municipal de Saúde, Cassius Clay Azevedo fez questão de dizer que está fazendo esse acompanhamento para detectar de forma precoce a estrutura da Saúde no município. “Da forma que a Saúde foi encontrada não pode continuar. Essa administração não está medindo esforçar para devolver a população uma Saúde Digna. Os problemas são comuns, porém todos solucionáveis. Peço a compreensão de todos. Infelizmente para aquisição de equipamentos, insumos ou medicamentos se fazem necessário o processo de Licitação. E isso acarreta, muitas das vezes numa certa demora. Estamos fazendo de tudo para tentar acelerar os procedimentos”, esclareceu o secretario.

As Unidades de Saúde visitas foram: PSF Celestina Gomes Coelho, bairro Água Vermelha, Policlínica Dr. Moacir Dellanes, jardim Gloria II, Unidade Básica de Saúde- Jardim Imperial, Policlínica Dr. Arminda Guimarães Sato, Jardim Marajoara e PSF Gonçalo Pinto de Godoy, Bairro São Matheus. 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114