Cuiabá | MT 23/04/2024
Saúde
Terça, 28 de julho de 2015, 07h42

Voluntários levam solidariedade a pacientes, familiares e funcionários de hospitais


Um trabalho voluntário denominado Capelania Hospitalar desenvolvido em vários estabelecimentos de saúde de Cuiabá têm contribuído para humanizar e diminuir o sofrimento tanto do paciente internado quanto de familiares e até de colaboradores das entidades. “Os capelães e visitadores têm uma dimensão importante para as equipes de saúde que é co-contribuir para os resultados da assistência do paciente e levar a palavra de Deus aos corações abatidos”, explica a professora Nilza Oliveira que há 17 anos desenvolve esse trabalho voluntário Capelania Hospitalar.

Ela disse que começou as visitas sozinha na Santa Casa e no Pronto-socorro de Cuiabá depois de sentir um chamado em seu coração. Hoje seu grupo tem 80 pessoas que se dividem em sub-grupos visitando tanto o Hospital Santa Rosa, como Santa Casa, Femina como outros. Só no Santa Rosa, a capelania está presente na vida dos pacientes e familiares levando conforto há 10 anos.

Além desta, também desenvolve um trabalho semelhante, a Capelania Curados para Servir que leva palestras para os colaboradores que atendem os pacientes. “Realizamos palestras motivacionais, com o intuito de trabalhar o lado espiritual dos colaboradores, valorizando o lado humano desses profissionais que atendem diariamente com pacientes e familiares em momentos difíceis”, explica Herta Mônica Lopes Vilela, coordenadora de Hotelaria do Hospital Santa Rosa que juntamente com a Psicóloga Lilian Laccal,através da Curados para Servir desenvolvem, esse trabalho há cerca de um ano nessa unidade de saúde em parceria com o RH o Marketing. Também atuam voluntariamente no Pronto-socorro de Várzea Grande, Jardim Cuiabá, Hospital Geral Universitário, Hospital do Câncer e Femina.

Segundo Herta, trimestralmente são apresentadas palestras com temas diferentes como a que acontece no dia 29 de julho às 15h no Auditório do Hospital Santa Rosa que abordará “A importância do Perdão”. “Hoje os colaboradores nos cobram quando será a nova palestra, mostrando que todos estamos sedentos da palavra de Deus na nossa vida”, completa ela.

A psicóloga Lilian disse que perceberam através das palestras o aumento da motivação, a renovação da fé e da esperança e reflexão das atitudes. “Muitas vezes o colaborador está com problemas pessoais e a palestra oferece suporte, ânimo, reflexão, ajudando a lidar com as dificuldades do dia a dia. O trabalho da capelania junto a equipe promove sensibilização, auxiliando o colaborador a se colocar no lugar do outro, melhorando os relacionamentos tanto com os colegas quanto no trato com os clientes.”

Capelania - é uma Assistência Religiosa e Social prestada em hospitais, para dar atendimento das pessoas com carências espirituais, afetivas e emocionais, necessitando de uma pessoa de estimulo e entusiasmo. Os capelães têm que participar de um curso de 75 horas para serem certificados para desenvolver o trabalho.

Os interessados em participar voluntariamente da Capelania Hospitalar da Irmã Nilza falar com Iracy Gagini (65) 9681 5600 ou da Capelania Curados para Servir com Halyni Teodoro (65) 8141 0503.

Serviço:

O que? Palestra de Capelania 'A Importancia do Perdão'

Quando? Dia 19 de julho ás 15h

Onde?Auditorio do Hospital Santa Rosa




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114