Cuiabá | MT 28/03/2024
Saúde
Quinta, 30 de julho de 2015, 11h27

Consultório na Rua recebe um novo veículo e amplia atividades


Foto: Michel Alvim

A Prefeitura de Cuiabá entregou um veículo tipo van novo aos profissionais que atuam no do programa Consultório na Rua. A equipe composta por 8 pessoas trabalha no acolhimento humanizado de pessoas em situação de rua. O veículo vai transportar os profissionais durante a execução das atividades.

Para a responsável pelo programa, assistente social Vera Lúcia Ferreira, este novo veículo vai garantir mais condições de atuar junto aos que necessitam. “Agora teremos mais agilidade na execução dos trabalhos e assim poderemos melhorar o atendimento”, diz a assistente social.

Reiniciado em março deste ano, o trabalho até então era executado em um veículo inadequado. Agora com este novo equipamento, Vera Ferreira acredita que vai melhorar a rotina e realização das atividades voltadas à atender pessoas em situação de vulnerabilidade.

A equipe multidisciplinar é composta por uma médica, enfermeira, assistente social, psicóloga, técnica bucal, técnica de enfermagem, redutor de danos e motorista.

As abordagens são solidárias, sociáveis e discretas. Antes de a equipe se aproximar, o “redutor de danos” faz o primeiro contato e somente se a pessoa manifestar interesse, ela recebe o atendimento.

“Durante os encontros nós entregamos kit de higiene bucal, fazemos exames clínicos e nos casos de dependentes químicos se a pessoa desejar, nós o encaminhamos para alguma casa de reabilitação”, explica Vera.

O Consultório na Rua é um programa do Governo Federal em parceria com a Prefeitura de Cuiabá. O Ministério da Saúde deve repassar para a Prefeitura R$ 35,2 mil para ajudar no custeio.

A equipe já fez um mapeamento na cidade e previamente aponta a necessidade de que se tenha pelo menos quatro equipes atuando na capital, sendo uma em cada região.

O diretor da Atenção Básica da Secretaria de Saúde, José Ricardo Santana, explica que a ideia é montar as outras 3 equipes em até um ano.

“A segunda equipe já esta sendo formada, estamos só aguardando a aprovação do Ministério da Saúde e ainda este ano já deve entrar em ação”, afirma o diretor.

Ainda não foi possível enumerar a quantidade de pessoas que vivem nas ruas em Cuiabá, pois a maioria é nômade e se deslocam rotineiramente de um local para outro e nem sempre apresentam a mesma identificação.

“Por enquanto só temos uma equipe e por isso fica complicado dizer a quantidade exata de pessoas que vivem nas ruas de Cuiabá, mas logo conseguiremos mensurar um número bem próximo ao da realidade”, comenta Vera.

Transferência

Um programa parecido com este foi implantado em Cuiabá no ano de 2011 com o nome de “Consultório de Rua”, mas ficava sob a supervisão da Diretoria de Atenção Secundária. As ações também eram voltadas para minimizar os danos às pessoas que vivem em situação ruas correndo riscos.

Em 2013 as atividades foram paralisadas, pois, de acordo com uma determinação do Governo Federal, este programa deve ser transferido para a Atenção Básica. O entendimento é de que se trata de uma ação preventiva atuando como redutor de dano, o que está entre as competências da Atenção Básica.

O processo para a transferência das atividades já foi entregue para o Ministério da Saúde analisar. Assim que for aprovado, uma segunda equipe entrará em ação neste novo projeto que agora foi renomeado como “Consultório na Rua”. 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114