Cuiabá | MT 29/03/2024
Saúde
Terça, 04 de agosto de 2015, 08h43

Equipe da Saúde conclui projeto de busca ativa na região do Parque Universitário


Foto: Matusalem Teixeira
 
.

Cerca de dez mil moradores da região do Parque Universitário foram examinados pela equipe de enfermeiros que concluíram no sábado (1º) o processo de busca ativa de casos de hanseníase na região do Parque Universitário. O projeto de ações inovadoras foi desenvolvido por uma equipe de 40 enfermeiros, além de técnicos de enfermagem e Agentes Comunitários de Saúde – ACS, em 12 sábados consecutivos.

 

Camila Aoki Reinas – enfermeira responsável pelo Programa de Hanseníase e Tuberculose do Município – conta que os profissionais foram divididos em duplas para fazer as visitas domiciliares. Elas levaram informações sobre a doença às famílias. O exame de pele foi feito em todos os moradores dos bairros Parque Universitário, Pedra 90, Vila Olinda, Ana Carla, Tancredo Neves e Rui Barbosa.

 

As pessoas com algum sintoma aparente foram encaminhadas ao PSF Vila Olinda para exame mais minucioso. Para aquelas em que se constatou suspeita do doença foram marcadas consultas com médico especialista no Centro de Referência em Hanseníase para obter um diagnóstico. Camila Reinas explica que ‘a partir daí, as pessoas com casos confirmados dão início ao tratamento. E o acompanhamento desses pacientes é feito na unidade básica em que recebe assistência’.

 

 

Incidência na região

 

O trabalho de busca ativa naquela região já resultou em 13 casos de hanseníase confirmados, 8 pessoas aguardando resultado de exames de biópsia e outros 80 pacientes que vão consultar com médico especialista. Camila Reinas alerta que esses números podem aumentar com o do levantamento total da ação que deve ser concluído dentro de uma semana. Ela explica que os dados vão ser apresentados ao Ministério de Saúde – MS para inclusão no sistema Formsus. A expectativa é obter mais recursos federais para investir no programa.

 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114