Cuiabá | MT 16/04/2024
Saúde
Sexta, 21 de agosto de 2015, 14h56

Políticas públicas mantém controle de casos de dengue em Rondonópolis


Investimentos feitos em aquisição de equipamentos e materiais necessários para realizar o combate ao mosquito aedes aegypti resulta no controle de casos de dengue em Rondonópolis e mantém a cidade fora do risco de epidemia da doença. O gerente do Departamento de Saúde Coletiva do Município, Edgar Prates, alerta que a população deve adotar os cuidados especiais para ajudar a equipe da prefeitura a manter esse padrão de controle da dengue.

Gerente do Departamento de Saúde: Edgar Prates

Edgar Prates conta que os dados estaduais apontam 2013 como o pior período de incidência de dengue. E a previsão em todo país era por epidemia da doença. A equipe responsável pelo combate do mosquito transmissor trabalha desde o ano passado para controlar o número de casos e isentar a cidade do risco epidêmico.

As ações neste sentido receberam investimento de R$ 350 mil neste ano. Cerca de 60% do montante é de recursos próprios aplicados no plano.

O resultado positivo obtido foi o de redução do número de casos neste ano. Das 1.823 notificações feitas no período de 1º de janeiro até agora, foram confirmados 395 casos da doença. Edgar Prates explica que o Ministério da Saúde – MS considera epidemia o índice de 300 casos para cada 100 mil habitantes, por semana. Ele compara que os números registrados na cidade, até agora, representam uma média de 196,5 casos por cada 100 mil habitantes. “Estamos bem longe disso (epidemia)”, avalia.

Os levantamentos feitos pela equipe da Vigilância Epidemiológica demonstram que a maioria dos casos de dengue registrada na cidade está relacionada a viagens para outros municípios e estados nos feriados prolongados, como os das festividades de fim de ano e carnaval. Edgar Prates calcula que de 30 a 35% dos casos de dengue foram confirmados em pessoas que viajaram para outras regiões. Outro fator considerado são os estudantes vindos de fora.

 

Dever de todos

Edgar Prates reforça que toda a população deve se mobilizar e trabalhar em parceria com o Poder Público para ajudar a manter o controle da dengue. Ele orienta que é necessário manter quintais e terrenos baldios limpos e livres de lixos que possam acumular água parada, como pneus, garrafas pet e qualquer recipiente que possa acumular água. “A população precisa fazer a sua parte para conseguirmos manter Rondonópolis longe do risco de epidemia da dengue”, sugere.

Outra preocupação do gestor é com relação aos reservatórios improvisados pelos moradores dos bairros afetados pela falta d’água. Edgar Prates esclarece que com algumas interrupções do fornecimento de água, as famílias costumam utilizar baldes e tambores como reservatórios. O que pode resultar em criadouros do mosquito transmissor da dengue. “Sabemos que neste período de seca podem acontecer algumas interrupções no fornecimento. Mas, não podemos esquecer que água parada contribui com a proliferação das larvas do aedes aegypti”, alerta.

 

Período chuvoso

A equipe responsável pelas ações de prevenção e controle da dengue deve trabalhar num ritmo mais acelerados no período chuvoso. Edgar Prates que coordena o programa de mutirões de combate à dengue, anuncia que deve redobrar os cuidados de outubro até o fim do ano. Ele comenta que o Ministério da Saúde pede atenção especial para 2015 e 2016 por causa das olimpíadas que acontecem no próximo ano, no país. “O Brasil se torna o centro do mundo nas olimpíadas de 2016 e precisa manter o controle da dengue”, acrescenta.

 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114