Cuiabá | MT 23/04/2024
Saúde
Sexta, 21 de agosto de 2015, 16h22

Fórum debate aprimoramento da rede básica de saúde


Ao som de “É preciso saber viver” – clássico da banda nacional Titãs – iniciou em Cuiabá, na quinta-feira (20.08), o primeiro Fórum Municipal de Rede de Atenção à Saúde. Com o tema Rede de Atenção à Saúde: Uma Rede de Compromisso e Solidariedade, o evento segue até esta sexta-feira (21.08), no auditório da Promotoria de Justiça. Promovida pela Secretaria Municipal de Saúde de Cuiabá, o fórum tem o apoio do Ministério da Saúde e da Secretaria de Estado de Saúde (SES).

Cerca de 250 pessoas, entre agentes de saúde e gestores, participaram do primeiro dia de debates em torno da qualificação do serviço de atenção à saúde. A secretária adjunta de políticas e atenção à saúde da SES, Cleoni Silvana Kruger, destacou a necessidade de discussão e reflexão mais profundas sobre o assunto. “A rede de atenção básica é a porta de entrada do usuário do Sistema Único de Saúde e precisa ser de qualidade e humanizado, mas para isso é preciso que toda rede esteja interligada a um trabalho em conjunto”.

Segundo o secretário de Saúde de Cuiabá, Ari Soares de Souza Junior, o objetivo é sensibilizar trabalhadores de várias áreas envolvidas na saúde pública quanto à importância da integração das redes. Ele afirmou que a ideia é levar informações aos profissionais que fazem parte do sistema de saúde, para que eles possam conhecer esse modelo de atenção, apontar os pontos críticos e contribuir para a implantação e aproximação efetiva das Redes Temáticas de Atenção à Saúde às demais áreas assistenciais de Cuiabá.

A primeira palestra foi proferida pelo representante do Ministério da Saúde, coordenador da Rede de Atenção às Urgências e Emergências, Anderson Messias Fagundes, que explanou sobre a política nacional de rede de atenção às urgências e emergências.

Em Cuiabá, foram priorizadas: as Redes Cegonha, na atenção à gestante e à criança até 24 meses; a Rede de Atenção às Urgências e Emergências, com a finalidade de articular e integrar os equipamentos de saúde em ampliar e qualificar o acesso humanizado e integral aos usuários em situação de urgência/emergência nos serviços de saúde; a Rede de Atenção Psicossocial, com prioridade para o Enfrentamento do álcool, crack e outras drogas; a Rede de Atenção às Doenças e Condições Crônicas, a partir da intensificação da prevenção e controle do câncer de mama e colo do útero; e a Rede de Cuidado à Pessoa com Deficiência, visando contemplar as áreas de deficiência auditiva, física, visual, intelectual e ostomias.

O Fórum da Rede de Atenção à Saúde é voltado para os técnicos, parceiros, colaboradores governamentais, universidades e convidados representantes das entidades, conselhos municipal e estadual de saúde e ouvidoria.  




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114