Cuiabá | MT 25/04/2024
Saúde
Terça, 25 de agosto de 2015, 07h28

Práticas Integrativas e Complementares em Saúde completam um ano


A Faculdade de Enfermagem (Faen) da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) comemora o primeiro ano de implantação das Práticas Integrativas e Complementares em Saúde no Horto Florestal de Cuiabá. A comemoração acontecerá no dia 28 de agosto, das 8h às 11h30, no Horto Florestal. Dentre as ações desenvolvidas no Horto Florestal, a Faen coordena a Terapia Comunitária Integrativa (TCI), informa a professora Rosa Lúcia Rocha Ribeiro, da Faculdade de Enfermagem (Faen), coordenadora de Assistência Social da Pró-reitoria de Assistência Estudantil (Prae).

As práticas integrativas e complementares são sistemas médicos que buscam estimular os mecanismos naturais de prevenção de agravos e recuperação da saúde por meio de tecnologias eficazes e seguras, com ênfase na escuta acolhedora, no desenvolvimento do vínculo terapêutico e na integração do ser humano com o meio ambiente e a sociedade.

A TCI é um procedimento terapêutico de caráter preventivo em saúde mental, fomentador de cidadania e que permite a construção de redes solidárias. Surgiu da necessidade de atendimento a grandes grupos de pessoas com necessidades de saúde física e sofrimento psíquico.

A terapia é um espaço de convivência sociocultural, onde as pessoas se reúnem para ouvir, acolher e compartilhar os problemas pessoais que geram sofrimento cotidiano.

Neste espaço uma pessoa pode apoiar a outra, na busca de soluções para os problemas apresentados por meio da troca de experiências e pela identificação das vivências que cada uma compartilha em uma roda.

Com o apoio da Pró-Reitoria de Cultura, Esporte e Vivência (Procev), da Pró-Reitoria de Ensino e Graduação (Proeg) e da Pró-reitoria de Assistência Estudantil, as rodas de TCI são conduzidas por terapeutas comunitários vinculados ao Programa de Mestrado em Enfermagem, ao Programa de Iniciação Científica e ao Programa de Educação Tutorial (PET) Conexões de Saberes, que estão ligados com a pesquisa “Formação de terapeutas comunitários, assistência a saúde estudantil e pesquisa-ação”.

Fazem parte do grupo estudantes dos cursos de Psicologia, Enfermagem, Música, docentes e servidores da UFMT e trabalhadores da área de saúde mental, que estão desenvolvendo rodas de TCI em diversos locais de Cuiabá e Barra do Garças.

Além da terapia, Práticas Integrativas e Complementares em Saúde também contam com Homeopatia, a Acupuntura e as plantas medicinais.

Para obter a agenda completa com datas, locais e horários das Rodas, acesse a Agenda do Programa clicando aqui.

Para mais informações sobre a terapia, acesse a página do PET Conexões de Saberes. 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114