Cuiabá | MT 25/04/2024
Saúde
Sexta, 28 de agosto de 2015, 08h32

Quali Vida e Cref ofertarão ginástica laboral aos servidores da ALMT


Atividade vai marcar as comemorações do Dia do Educador Físico e servirá de base para projeto permanente da AL

Os servidores da Assembleia Legislativa que gostam de movimentar-se, fazer atividades físicas em busca de um maior bem estar, tem um motivo a mais para vir ao trabalho na próxima segunda-feira dia 1º de setembro. É que o QualiVida em parceria com o Conselho Regional de Educadores Físicos (CREF) vai oferta ginástica laboral durante todo o dia. A atividade é comemorativa ao Dia do Educador Físico.

A primeira sessão será realizada das 8h às 8h30m no auditório Milton Figueiredo. Depois as atividades prosseguem em alguns setores a serem selecionados. “Quem puder deve descer para o Milton Figueiredo às 8 horas, quanto mais pessoas fizerem neste horário melhor, e ai, depois, vamos partir para os gabinetes e secretarias”, disse Sandra Regina do Qualivida.

A atividade é experimental e vai basear decisões a serem tomadas na preparação de um programa que a Casa quer implantar logo que os profissionais de fisioterapia que foram selecionados no último concurso público sejam convocados.

“Temos espaços bons para a prática dessas atividades, como a parte externa do teatro. Um espaço bom para qualquerum que queira, colocar uma malha e, ao final do expediente, malhar. Ou ainda dentro dos próprias locais de trabalho com exercícios simples e de pouco impacto”, calcula Sandra.

A inclusão de atividades de ginástica laboral para trabalhadores no Brasil está crescendo, segundo Sandra porque as empresas e órgão já descobriram que investindo nestas atividades se economiza com saúde e diminuem faltas no trabalho e os trabalhadores já sabem que a prática desses exercícios é muito benéfica na busca de maior qualidade de vida.

Para os trabalhadores, que dedicam algum tempo para a realização de diferentes movimentos, elaborados de acordo com a atividade profissional que exercem. ginástica laboral é uma ferramenta bastante eficaz, por exemplo, na prevenção de doenças ocupacionais que se incluem nos grupos LER (Lesões por Esforços Repetitivos) e DORT (Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho).

Por outro lado, as empresas que promovem a prática dessa modalidade são beneficiadas, na medida em que os funcionários não faltam tantas vezes ao trabalho por motivos de doença. A ginástica laboral também fortalece as relações para o desenvolvimento de trabalhos em equipe e aumenta a produtividade.

Além dos inúmeros benefícios físicos e mentais, as técnicas específicas utilizadas na ginástica laboral podem ainda contribuir para: aliviar o estresse e as tensões acumuladas, provocadas pelo excesso de trabalho; reeducar a postura corporal, principalmente para trabalhos que exijam movimentos repetitivos; diminuir o sedentarismo e a fadiga; aumentar o ânimo, melhorar o desempenho no trabalho e a integração no grupo de trabalho e prevenir lesões nas mãos, ombros, coluna, punhos e as doenças como LER (Lesões por Esforços Repetitivos).
 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114