Cuiabá | MT 28/03/2024
Saúde
Terça, 01 de setembro de 2015, 21h14

Militares participam de campanha no MT Hemocentro


Foto: Lenine Martins/Sesp-MT

Despertar nos cidadãos o interesse em doar sangue e deixar o estoque do banco de sangue abastecido, esses foram os motivos que levaram cerca 30 militares ao MT Hemocentro na manhã desta terça-feira (01.09). A campanha “Doe sangue pela pátria” faz parte da programação especial da Semana da Pátria.

Até o momento, 94 representantes de instituições ligadas à segurança pública do Estado já fizeram o cadastro e doaram sangue. Entre elas o Exército Brasileiro, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Polícia Civil, Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer), Marinha do Brasil, Aeronáutica, além de representantes da Secretaria Municipal de Trânsito (SMTU) e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU).

O primeiro sargento da Marinha do Brasil, Marcus Silva de Oliveira, é doador frequente e contou que ao ter conhecimento da campanha fez questão de participar. “Na Marinha aprendemos a servir de exemplo, então quando vi a oportunidade de além de ajudar o próximo ser exemplo de uma boa ação quis participar. É importante que todo o cidadão em condições de saúde venha aqui doar sangue”.

Para a investigadora civil, Mariney Maria da Silva Jesus, a doação de sangue além de ser um ato solidário foi uma superação de limites. Ao doar pela primeira vez, ela contou que todo medo e dúvidas que tinha sobre o procedimento foram esclarecidos após uma palestra com a equipe de captação de doadores do MT Hemocentro. “Com a palestra percebi que doar sangue é mais simples do que imaginamos”, disse a investigadora, acrescentando que quer se tornar uma doadora fidelizada e doar sangue com frequência.

A assistente de captação de doadores do MT Hemocentro, Magda Matos, ressaltou a importância da campanha e disse que é preciso sensibilizar a população para que a doação de sangue seja um hábito. "Ficamos extremamente felizes ao ver nosso corredor cheio de candidatos a doadores, mas esses doadores precisam ser educados a fazer doações periodicamente, pelo menos três vezes ao ano. Estamos sempre necessitando de todos os tipos de sangue”.

Doar sangue é um ato simples, tranquilo e seguro que não provoca risco ou prejuízo à saúde. Além disso, a doação é voluntária, anônima, altruísta, não remunerada e o sangue é repassado de forma gratuita às unidades de saúde. Para ser doador é preciso ser saudável, estar bem alimentado, ter mais de 50 quilos e idade entre 16 e 67 anos.

Menores de 18 anos podem doar apenas na companhia dos pais. O doador não pode ter ingerido bebida alcoólica nas 12 horas anteriores à doação. Todo o processo de doação é rápido, seguro e indolor, leva cerca de 40 minutos.

O atendimento ao público é no MT-Hemocentro, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 17h30. Já a Unidade de Coleta e Transfusão (UCT) do Hospital e Pronto-Socorro Municipal de Cuiabá (HPSMC) atende de segunda a sábado, incluindo os feriados, das 7h às 18h30.
 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114