Cuiabá | MT 29/03/2024
Saúde
Quarta, 02 de setembro de 2015, 20h42

Vacinação contra paralisia infantil é prorrogada


?
O Ministério da Saúde prorrogou o período de vacinação contra a paralisia infantil. E para facilitar a locomoção e acesso dos pais e responsáveis, nesta quinta e sexta-feira (03 e 04), crianças entre 6 meses e 5 anos de idade poderão ser vacinadas gratuitamente no Goiabeiras Shopping, das 10h às 22h, no Espaço Bebê, localizado no 1º piso.

Popularmente conhecida como paralisia infantil, a poliomielite é causada pela contaminação pelo poliovírus e é considerada uma doença grave, que afeta o sistema nervoso e pode causar fraqueza muscular permanente e perda irreversível dos movimentos nos membros inferiores. A transmissão do vírus é por via oral na ingestão de água e alimentos contaminados.

O último caso registrado no Brasil foi em 1990 e a doença é classificada como erradicada desde 1994, mas a vacinação, única forma de prevenção, é considerada indispensável. Devido ao grande fluxo de turistas no país é importantíssimo manter as crianças vacinadas, caso contrário a reincidência pode acontecer.

Extremamente segura, a vacina protege contra os três sorotipos do poliovírus: 1, 2 e 3. A eficácia da imunização é em torno de 90% a 95%. Recomenda-se até mesmo para as crianças que estejam com tosse, gripe, coriza, rinite ou diarreia. Já para aquelas com infecções agudas, febre acima de 38ºC ou com hipersensibilidade a algum componente, o Ministério da Saúde aconselha os pais que consultem um médico para avaliar se a imunização é indicada.

Serviço - A vacina contra paralisia infantil acontece no Goiabeiras Shopping nesta quinta e sexta-feira (03 e 04), das 10h às 22h, no Espaço Bebê (1° piso).
 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114