Cuiabá | MT 28/03/2024
Saúde
Quinta, 03 de setembro de 2015, 08h23

Saúde lança campanha de atenção às mulheres lésbicas e bissexuais


O Ministério da Saúde lançou, campanha com foco na saúde das mulheres lésbicas e bissexuais. A mobilização, de caráter informativo, tem por objetivo acabar com o atendimento ginecológico baseado no pressuposto de que todas as mulheres são heterossexuais ou precisam de atenção ligada à reprodução.

Segundo o Ministério da Saúde, entre os desafios do atendimento estão a crença equivocada de que as mulheres lésbicas não têm risco de desenvolver cânceres de mama e de colo de útero e a oferta de anticoncepcionais e preservativos masculinos. A campanha distribuirá cartazes e folders para informar profissionais da saúde sobre as especificidades desta população.

Além disso, o ministro da Saúde, Arthur Chioro, destacou a importância de abordar o assunto na formação dos profissionais e na educação continuada de quem já trabalha no setor de saúde.

De acordo com o ministro, o ministério tem indícios de que as mulheres lésbicas são menos acolhidas que as demais na prevenção e tratamento dos cânceres de colo de útero e de mama.

Não podemos aceitar nenhuma forma de exclusão", afirmou Chioro.

Para a enfermeira e militante Carmem Lúcia, as mulheres lésbicas são extremamente invisíveis na sociedade. "As pessoas pensam que todos são heterossexuais. Se você não afirma sua lesbianidade ou seu lugar diferente, não tem direitos ou cuidados específicos", disse.

Com o slogan "Cuidar da Saúde de Todos. Faz Bem para a Saúde das Mulheres Lésbicas e Bissexuais. Faz bem para o Brasil", a campanha é uma parceria entre o Ministério da Saúde, Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República e Secretaria de Políticas para Mulheres da Presidência da República. 

ABr




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114