Cuiabá | MT 20/04/2024
Saúde
Quarta, 30 de setembro de 2015, 19h32

Saúde do trabalhador é tema de encontro em Cuiabá


Problemas de saúde que acometem trabalhadores podem estar relacionados ao desempenho da atividade profissional, mas nem sempre são de fácil diagnóstico. O tema está sendo discutido no primeiro encontro estadual dos Centros de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerests), promovido pela Secretaria de Estado de Saúde (SES) e o Ministério da Saúde. O evento teve início na terça-feira (29.09) e encerra nesta quarta-feira (30.09), na Escola de Saúde Pública, em Cuiabá. Aproximadamente 40 pessoas entre técnicos do Cerests, do controle social e os de saúde participam do encontro.

Entre as principais doenças de trabalho estão as cardiovasculares, lesões de por esforço repetitivo (LER) e de saúde mental, que ocupam o primeiro, segundo e terceiro lugar, respectivamente, segundo a Organização Internacional do Trabalho (OIT).

O consultor do Ministério da Saúde, Roque Manoel Perusso Veiga, explica que as doenças causadas pelas condições de trabalho, ambiente ou pelos processos de trabalho são de difícil diagnóstico. Isso porque são socialmente reconhecidas como resultados de propensão genética, ou maus hábitos pessoais.

Dados divulgados pelo Ministério da Saúde, exemplifica Veiga, indicam que a LER representa 70% das doenças relacionadas ao trabalho. “Considerada como uma doença específica de determinados setores, hoje ela atinge não só digitadores e bancários, mas espalhou-se como uma epidemia na indústria e no setor de serviços”.

Mato Grosso possui quatro referências de Cerests, localizadas nos municípios de Colíder, Primavera do Leste, Sinop e Cuiabá, além da Estadual, e estas estão bem constituídas e estruturadas, avalia o consultor. Dos 141 municípios, apenas dois não notificam casos de acidentes de trabalho, o que é considerado bom já que estado tem quase 100% de abrangência. “O nosso desafio é trabalhar o preventivo no setor público, por isso a importância do encontro que norteia os trabalhos junto com a troca de experiência”.

De acordo com a coordenadora de Saúde do Trabalhador, Ângela Lúcia Piccini de Oliveira, o objetivo do encontro é alinhar as ações e, com isso, melhorar o atendimento ao trabalhador. Ela destaca que a prioridade é formar uma rede nacional de atenção, priorizando os acidentes graves e fatais, biológicos, intoxicação e transtornos mentais, relacionados ao trabalho. “Estamos apresentando nossa realidade e ouvindo o que acontece em outras regionais. Com essa troca de experiência vamos estabelecer as prioridades para o estado no Sistema Único de Saúde (SUS) para desenvolver ações de saúde do trabalhador”.

Sobre o Cerest

Enquanto instância da Rede Nacional de Atenção Integral à Saúde do Trabalhador (RENAST), o Centro de Referência desempenha função de suporte técnico, educação continuada e coordenação de projetos de Assistência, Promoção e Vigilância à saúde dos trabalhadores, assumindo papel de Apoio Matricial para o Desenvolvimento das ações de Saúde do Trabalhador na Assistência à Saúde e Vigilância em Saúde no estado.

É um centro articulador e organizador das ações intra e intersetoriais de saúde do trabalhador, assumindo a retaguarda técnica e se tornando polo irradiador de ações e experiências de Vigilância em Saúde, de caráter sanitário e epidemiológico. Estes Centros Estaduais e Regionais dão suporte aos municípios para a operacionalização da Política Nacional de Saúde do Trabalhador no SUS e fortalecendo a RENAST.




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114