Cuiabá | MT 24/04/2024
Saúde
Terça, 06 de outubro de 2015, 20h17

MT Hemocentro é referência para outros estados


Depois de ser interditado parcialmente no ano passado por apresentar problemas estruturais e de equipamento, o MT Hemocentro passa a ser referência no país no segmento em 2015. A informação foi apresentada pela equipe do Ministério da Saúde (MS), durante a apresentação da conclusão do Plano Diretor de Sangue Estadual, na manhã desta terça-feira (06.10), no auditório do Hotel Slaviero, em Cuiabá.

A coordenadora de Sangue e Hemoderivados do MS, Márcia Amaral, contextualizou todo o processo de resgate do MT Hemocentro em pouco tempo e parabenizou todos os envolvidos no processo. Ela destacou que o feito é visto por outros estados como um belo exemplo a ser seguido. “Mato Grosso está de parabéns pelo belo trabalho que vem sendo desenvolvido”, disse. Marcia Amaral ainda destacou que o Plano Diretor de Sangue Estadual, construído ao longo de três meses e apresentado na ocasião pelos profissionais da Hemorrede, é exemplo de dedicação e qualidade técnica.

O professor do Instituto de Saúde Coletiva da Universidade Federal da Bahia, Luis Eugênio Portela de Souza, explica que o mesmo trabalho desenvolvido em Mato Grosso foi feito em Roraima, Bahia e está começando na Paraíba. “É evidente que o estado superou e se tornou referência. Durante o período de orientação dos docentes e facilitadores o envolvimento dos profissionais no curso que faz parte do programa federal, Planeja Sangue no MS, foi de suma importância”, disse ele.

Todo o processo foi realizado em três etapas presenciais e duas intermediárias, ministradas na modalidade ensino a distância (EAD). O Plano será encaminhado para aprovação dos gestores, Conselho Estadual de Saúde e Câmara Temática do Sangue.

A diretora do MT Hemocentro, Elianne Maria Ferreira Curvo, explica que o resultado do Plano Diretor de Sangue Estadual irá fortalecer a gestão dos sistemas estaduais de sangue, além de atender profissionais com atuação no Sistema Único de Saúde nas áreas de gestão e assistência da saúde. “O trabalho foi feito, por meio de metodologias e raciocínio lógico no planejamento nas determinadas áreas”, disse. Para Elianne, o reconhecimento do trabalho é resultado de um esforço coletivo, caso contrário não seria possível. 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114