Cuiabá | MT 23/04/2024
Saúde
Sexta, 09 de outubro de 2015, 15h16

Campanha sensibiliza sobre importância do cadastro de medula óssea


Foto: Anderson Acendino

A Secretaria de Estado de Saúde, por meio do MT Hemocentro e parceria com o Instituto Maria Stella, realiza de 13 a 23 de outubro a Campanha de Cadastro de Medula Óssea. Durante as duas semanas a meta da campanha é sensibilizar em torno de cinco mil pessoas para que façam parte do Registro Nacional de Doares de Medula Óssea (Redome). Mato Grosso possui aproximadamente 4 mil pessoas no registro e na etapa realizada em Rondonópolis, mais de sete mil se cadastraram.

A campanha se faz necessária porque a maior dificuldade encontrada para a realização do transplante é a compatibilidade. A chance de encontrar uma medula compatível pode chegar de 1 paciente para 100 mil doadores cadastrados.

Margareth Buzetti, presidente do Instituto Maria Stella, comenta que a iniciativa tem como objetivo sensibilizar as pessoas sobre a importância de fazer parte do cadastro. Segundo ela, quanto mais doadores houver, mais chances os pacientes em tratamento têm de conseguirem a cura. “Quem não tem um amigo em tratamento de leucemia, linfomas, anemias graves e outras doenças relacionadas ao sistema sanguíneo e imunológico? Essas pessoas precisam de ajuda”, alerta Margareth.

A gerente de doação do MT Hemocentro, Patrícia Aquino, explica que a unidade tem à disposição todas as condições técnicas e de segurança para quem deseja fazer o cadastro. Ela acrescenta que quando não há um doador que seja irmão ou parente próximo, a solução para o transplante de medula é procurar um doador compatível. “O Redome reuni as informações nome, endereço, resultados de exames, características genéticas de pessoas que se dispõem a doar medula para o transplante. Desta forma, com as informações do receptor, compatível, articula-se a doação”, explica ela.

Condições para doação

Patrícia acrescenta que para participar da campanha é preciso ter entre 18 e 55 anos de idade e ter boa saúde. Para o cadastro, o candidato a doador deverá procurar o MT Hemocentro, em seguida, irá preencher a ficha de inscrição e o termo de consentimento, documento que autoriza a realização do exame de HLA (estudo do teste de compatibilidade da medula óssea), e por fim a coleta de uma amostra de sangue (10 ml). Os dados do doador são inseridos no cadastro do Redome e, sempre que surgir um novo paciente, a compatibilidade será verificada. Uma vez confirmada, o doador será consultado para decidir quanto à doação.

O MT Hemocentro está localizado na rua 13 de junho, 1055, bairro Centro, Cuiabá, e atende de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h30. 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114