Cuiabá | MT 29/03/2024
Saúde
Sábado, 10 de outubro de 2015, 13h30

Profissionais da saúde participam de capacitação na área de saúde bucal


Nos dias 15 e 16 de outubro, no Auditório da Escola de Saúde Pública de Mato Grosso, acontece o 2º módulo da capacitação sobre “Envelhecimento e Saúde Bucal da Pessoa Idosa”. A ação é uma iniciativa da Coordenadoria de Saúde Bucal, da Secretaria de Saúde de Cuiabá, e tem como objetivo formar recursos humanos com alta competência técnica para atuar na rede de atenção à saúde do idoso.

“Esses profissionais, cirurgiões-dentistas e as equipes de saúde bucal, atuam desde a promoção, prevenção e assistência, até a reabilitação e, a idéia, é que promovam o atendimento total do paciente geriátrico”, explicou a responsável técnica pelo programa de Saúde Bucal do município, Diurianne França.

O primeiro módulo da capacitação aconteceu nos dias 17 e 18 de setembro e o terceiro módulo será realizado nos dias 26 e 27 de novembro, também no Auditório da Escola de Saúde Pública de Mato Grosso.

Ao todo participam da capacitação 240 cirurgiões-dentistas das Secretarias de Saúde do município e do estado e também todas as equipes de saúde bucal do Hospital e Pronto Socorro Municipal de Cuiabá (HPSMC).

A saúde bucal é parte integrante da saúde geral e do bem-estar do indivíduo, e a cada dia, diversos estudos mostram a relação dos dentes (presentes/doentes ou ausentes/condição de limpeza da cavidade bucal) com a demência, problemas cardíacos, problemas pulmonares, controle secundário da diabetes e hipertensão, no ambiente das Unidades de Terapia Intensiva (UTI’s), em casas de repouso, em pacientes transplantados, no tratamento prévio antes de cirurgias cardíacas e radioterapia de cabeça e pescoço, na melhora das condições dietéticas em pacientes anêmico /debilitados, na reinserção social.

Na capacitação estão sendo passadas noções de fisiopatologia, das condições crônicas que acometem esses pacientes, farmacologia das drogas utilizadas, entre outras.

A capacitação é uma realização da Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) em parceria com a Secretaria Estadual de Saúde (SES), o Centro Estadual de Odontologia para Pacientes Especiais (CEOPE), a Escola de Saúde Pública de Mato Grosso (ESP) e Casa do Padeiro.

 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114