Cuiabá | MT 28/03/2024
Saúde
Quinta, 19 de novembro de 2015, 20h33

AL estuda prevenção periódica para reverter índice do glaucoma


Foto: Maurício Barbant

Doença é a maior causa de cegueira irreversível no mundo, que tem 65 milhões de deficientes visuais. No Brasil, ela atinge 1,5 milhão de pessoas.

Ele está entre as duas principais origens da cegueira e o maior causador da cegueira irreversível em todo o mundo. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), atualmente 65 milhões de pessoas são portadoras do glaucoma no mundo e, a cada ano, surgem mais 2,4 milhões de casos. Pior: sua prevalência é de 5,2 milhões de pessoas ou a segunda causa de cegueira no mundo.

Estima-se que no Brasil existem cerca de 1,5 milhão de portadores de glaucoma e muitos não sabem que têm a doença. Em Mato Grosso, o Projeto de Lei n° 357/2015, cria um período oficial – a Semana de Prevenção e Combate ao Glaucoma – a ser comemorada, anualmente em torno do dia 26 de maio. O objetivo é ter ocasião fixa para realização de atividades científicas, educativas e culturais que promovam a saúde ocular e a prevenção do glaucoma.

Durante essa semana, os estabelecimentos estaduais de saúde deverão promover e participar de atividades voltadas para a prevenção do glaucoma, por meio de ampla divulgação, campanhas educativas e realização de exames. “A criação de um período oficial e do trabalho proposto para tentarmos reverter o avanço do glaucoma em nossa sociedade tem um grande alcance social”, disse o autor do projeto, deputado Wagner Ramos (PR).

Glaucoma é o aumento da pressão interna do olho por uma falha na drenagem do líquido que faz a nutrição dos olhos. Também é chamado de “doença silenciosa” e costuma dar sinais apenas quando já está avançado. Segundo o oftalmologista Felipe Breowicz, ele ataca o nervo ótico – o nervo da visão, que conecta o olho ao cérebro – é progressiva e causa a perda irreversível da visão quando não é diagnosticada precocemente.

Levantamento realizado pela Sociedade Brasileira de Glaucoma (SBG) em 300 prontuários de pacientes diagnosticados nos serviços do Hospital das Clínicas e da Santa Casa, em São Paulo, revelou que três em cada dez deles já estão em estágios avançados da doença, embora apresentem boa acuidade visual.

Neste ano, a campanha lançada durante o XVI Simpósio Internacional da Sociedade Brasileira de Glaucoma – entre 14 e 16 de maio, em Goiânia, alertou que a visita anual ao médico oftalmologista “é fundamental para o diagnóstico precoce”. O PL 357/2015 está na Comissão de Educação, Ciência, Tecnologia, Cultura e Desporto – Núcleo Social. 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114