Cuiabá | MT 28/03/2024
Saúde
Terça, 24 de novembro de 2015, 09h51

Centros de Saúde do Dom Aquino e Várzea Ana Poupina realizam ações


Na próxima quinta-feira (26), às 13h30min, os Centros de Saúde Dom Aquino e Várzea Ana Poupina, localizadas na Administração Regional Leste, realizam ações para marcar o dia D da Campanha Hiperdia. As ações serão feitas em conjunto e incluem palestra, roda de conversa avaliação de pressão arterial e teste de glicemia.

A nutricionista e responsável técnica pelo Programa, Cláudia Maria Ourives Figueiredo de Souza explicou que a iniciativa visa a Promoção à Saúde, Prevenção e Combate a Hipertensão Arterial e à Diabetes e, em algumas unidades, estão acontecendo também ações voltadas a Saúde do Homem, lembrando o Novembro Azul e combate à tuberculose, com orientações à população.

“Essas ações fazem parte da programação da Campanha que acontece até o dia 30 deste mês nas unidades que integram a rede básica de saúde de Cuiabá. O objetivo é sensibilizar usuários e familiares quanto à importância da prevenção, cuidados e constância nos tratamentos”, ressaltou Cláudia Maria.

Nesta segunda-feira (23), as atividades se concentraram na Unidade de Saúde da Família Serra Dourada (Regional Norte). Pela manhã teve caminhada e, no período da tarde, foi feita Aferição de Pressão Arterial e Avaliação de Risco Cardiovascular individual em dez pacientes hipertensos e consultas médicas em oito hipertensos, todos agendados previamente pelos agentes comunitário de Saúde.

Programação

No dia 26, dia D da Regional Leste, às 13h30, a equipe de enfermeiros e técnicos de enfermagem da Secretaria de Saúde de Cuiabá farão a abertura das atividades, no Centro de Saúde Dom Aquino.

Logo depois, a nutricionista e responsável técnica pelo Programa Hiperdia, Cláudia Maria Ourives Figueiredo de Souza fará uma palestra sobre a importância da alimentação saudável na prevenção e cuidados com a Hipertensão e Diabetes.

Na roda de conversa com alunos da Universidade de Cuiabá (Unic) e Centro Universitário Cândido Rondon (Unirondon) o tema será Hipertensão Arterial e Diabetes.

Após o lanche com frutas da estação terão inicio os atendimentos para aferição da pressão arterial e glicemia, avaliação de risco Cardiovascular individual, entrega de medicamentos do mês de novembro aos usuários que já participam do programa e, consulta médica de 15 pacientes hipertensos com a Dra. Rosangela Nakamura, pré agendados pelos agentes comunitários de Saúde.

As ações nas duas unidades de Saúde estão sendo coordenadas pelas enfermeiras Silvana C. Martinelli, do CS Dom Aquino e Enf. Francielly J. Nascimento, do Centro de Saúde Várzea Ana Poupina.

Serviço: Dia D Campanha Hiperdia - Regional Leste

CS Dom Aquino e Várzea Ana Poupina

Data: 26/11

Local: Centro de Saúde Dom Aquino

Horário: 13h30min

Endereço: Rua Irmã Elvira Paris, s/n° 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114