Cuiabá | MT 28/03/2024
Saúde
Quarta, 25 de novembro de 2015, 07h43

Segurança no trabalho e cuidados com saúde são temas da SIPAT


Palestras sobre tuberculose, hanseníase, práticas transfusionais, legislação trabalhista, motivação e trabalho em equipe e acidente de trabalho marcaram o segundo dia da 3º Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (SIPAT), promovida pelo Hospital Metropolitano de Várzea Grande e a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (CIPA). O evento, que conta com extensa programação, será realizado até sexta-feira (27)

Na manhã desta terça-feira (24), a palestra sobre tuberculose e hanseníase, abriu a programação e foi proferida pela enfermeira Neide da Silva, do Centro de Doenças Tropicais de Várzea Grande. Ela destacou, por exemplo, o uso de máscaras que muitos técnicos de saúde têm resistência. “Tanto a tuberculose quanto a hanseníase são transmitidas por vias respiratórias. Durante uma conversa, uma tosse e um espirro são a porta de entrada da doença. É um detalhe de suma importância”, destaca Neide.

Para o servidor do Metropolitano, Eder Ferreira de Oliveira, mesmo o profissional de saúde capacitado para identificar pessoas com tosse prolongada e descobrir precocemente os casos de tuberculose, a segurança em evitar que seja infectado é sua responsabilidade. “A qualidade do serviço oferecido, passa necessariamente pela segurança no trabalho desenvolvido por cada servidor, quando se consegue aplicar a prática dos conhecimentos da segurança no trabalho”, define ele.

A presidente da CIPA, Juliane de Arruda Campos, explica que a SIPAT não pode ser vista como mero cumprimento da legislação, mas sim como a continuidade dos trabalhos voltados para a prevenção de acidentes e doenças ocupacionais, com a promoção da saúde, aumento da produtividade e valorização da vida. “Queremos resgatar os valores que às vezes, são esquecidos no corre-corre do dia a dia, para que todos os profissionais de saúde não só tenham ideia de segurança, como também pratiquem todo esse aprendizado”, disse Juliane.

Na programação se destacam ainda o uso de equipamentos de proteção individual (EPI), atendimento pré-hospitalar e combate a princípio de incêndio e obesidade, que acontece na quarta-feira (25). Na quinta-feira (26) tem palestra DST/AIDS e hepatites virais, álcool e drogas, qualidade de vida no trabalho e administração financeira.

No último dia (27), tem orientação de estética e um ato de prevenção do câncer de próstata, desenvolvido pela residência médica do hospital, sobre a importância de fazer os exames preventivos. Para o encerramento terá apresentação da banda de música do Corpo de Bombeiro Militar do Estado. A SIPAT acontece na sala de reuniões do Hospital Metropolitano de Várzea Grande.  




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114