Cuiabá | MT 16/04/2024
Saúde
Quinta, 26 de novembro de 2015, 16h36

Comissão de Controle da Dengue mobilizou mais de 2000 mil pessoas este ano


A Comissão Interinstitucional de Controle da Dengue no Câmpus da Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT) ministrou na terça-feira (24) pela manhã, uma oficina e palestra sobre a Dengue, Chicungunha e Zica aos alunos do 6º, 7º e 8º ano da Escola Adventista Centro América de Cuiabá. Durante o evento foram abordados temas como o ciclo do mosquito e os devidos cuidados que devemos ter.

O evento aconteceu a convite da professora Débora Santiago. Participaram das atividades a coordenadora da Comissão, Rosina Djunko, a bióloga Ana Lúcia Maria Ribeiro, o bolsista Rafael Miranda e a voluntária Daiane Padilha. Esta foi uma das 14 ações realizadas este ano, até o momento, pela Comissão, que somam 2395 participantes.

Das atividades realizadas neste ano, a professora Rosina Djunko destaca o curso de Entomologia Médica voltada para os técnicos do curso de Medicina Veterinária do Câmpus de Sinop. No curso, que durou uma semana, os 20 participantes tomaram conhecimento, por exemplo, de como identificar o Aedes aegypti e Aedes albopictus, mosquitos transmissores da Dengue, Chicungunha e Zica. Ela destaca também que os alunos estão tendo excelente aprendizado, a comunidade tem colaborado e participado com grande interesse, como ocorreu no Tribunal de Contas do Estado (TCE) e nas escolas.

Balanço

Durante este ano a Comissão realizou ações na Escola Nossa Senhora da Penha de França; no Projeto “Antidengue”, de mobilização, prevenção e controle da dengue, desenvolvido pela Prefeitura Municipal de Cuiabá por meio da Secretaria Municipal de Saúde; do projeto “Biologia na Rua”, de acadêmicos do curso de Ciências Biológicas, na praça Alencastro; oficinas no TCE-MT, nos meses de maio e julho, e na Escola Pascoal Moreira Cabral, como parte do evento “Biologia na Escola”.

Realizou, também, reunião com os diretores dos institutos e faculdades sobre a situação da dengue no observada por meio do projeto de extensão “Monitoramento da infestação do Aedes aegypti no Câmpus da UFMT-Cuiabá”; integrou a mesa-redonda, “Doenças Tropicais/Dengue”, no Dia Mundial do Meio Ambiente voltado para os servidores da Energisa; participou do 22º Congresso de Biólogos do CRBio-01, em Cuiabá, e esteve também em trabalho de conscientização na Escola Municipal de Educação Básica Maria Ambrósio Pommot e na Escola estadual Senador Azeredo.

A Comissão Interinstitucional de Controle da Dengue no Campus da UFMT foi constituída por meio da Portaria GR nº 155, de 26 de março de 2007. Desde então, desenvolve ações dentro e fora do câmpus, tendo editado a Cartilha da Dengue, já em terceira edição, e jogos educativos utilizados nas atividades em escolas. 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114