Cuiabá | MT 23/04/2024
Saúde
Terça, 01 de dezembro de 2015, 20h44

Ceope promove curso de atualização em exame clínico


Mudar a ideia de que o cirurgião-dentista só trata de dente e reforçar o conceito básico da medicina, com trabalho integrado não só com os médicos, mas com todos os outros profissionais da área de saúde. Essa é a proposta do curso de atualização em exame clínico e fundamentos básicos da semiologia odontológica, promovido pelo Centro Estadual de Odontologia para Pacientes Especiais (Ceope).

Durante toda terça-feira (1º.12), no auditório do Hospital de Câncer, cirurgiões-dentistas, enfermeiros e equipe de auxiliares técnicos em saúde bucal e de enfermagem participaram da primeira etapa do processo de diagnóstico na realização de exame clínico. O curso tem ênfase nos fundamentos básicos da semiologia odontológica, classificação das lesões bucais, identificação das variações de normalidade e atualização da nomenclatura utilizada. Ainda na ocasião, foram discutidos os exames complementares e métodos de diagnóstico disponíveis na odontologia.

A diretora do Ceope, Idalina Pereira Cabral Corrêa, explica a importância em promover essas integrações com a equipe da unidade, através da educação permanente junto ao Sistema Único de Saúde (SUS). “Estimulamos nossa equipe a uma postura critico reflexiva das práticas profissionais, sempre buscando implementar a atenção em saúde aos pacientes com necessidade de ações educativas”, explica. Idalina ainda acrescenta que os cursos promovidos pela unidade apresentam como diferencial, a construção do conhecimento de forma participativa conforme as demandas vão surgindo nas relações entre os profissionais e usuários do SUS.

O curso foi ministrado pela doutora em Ciência Odontológica e estomatologista, Diurianne França que também é especialista em sintomas. Ela destacou a importância de uma análise minuciosa e busca pela detecção precoce das lesões de boca. “Inúmeras doenças podem ter problemas bucais como justificativa ou, ao menos, associados a elas. Por exemplo, as doenças cardiovasculares, doenças respiratórias crônicas obstrutivas e descontrole da diabete, são algumas delas”, disse a profissional;

Para a dentista do Ceope, Taisa Prado Genaro o curso é um apanhado de várias qualificações que a equipe da unidade realizou durante o ano. “A importância de identificar um sinal, sintomas e muitas vezes o problema bucal o tratamento ou encaminhamento pode salvar a vida do paciente”, justifica Taisa.

A segunda fase do curso será realizada em 9 de dezembro, e será uma etapa de confronto com os questionamentos ‘O que temos’ e ‘O que queremos’. 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114