Cuiabá | MT 28/03/2024
Saúde
Sexta, 05 de fevereiro de 2016, 19h06

Exército soma força no combate ao mosquito Aedes aegypti


Foto: Anderson Acendino
Atuação integrada do Exército, estado e municípios para o combate ao mosquito Aedes aegypti

Cerca de mil militares do Exército vão atuar no combate ao Aedes aegypti em Mato Grosso Com este efetiv,o a corporação pretende somar esforços juntos às ações do Governo do Estado e municípios. A informação é do general de Brigada, José Carlos Braga de Avellar, durante coletiva de imprensa, nesta sexta-feira (05), na 13ª Brigada de Infantaria Motorizada, com a presença do secretário de Estado de Saúde, Eduardo Bermudez, prefeito Mauro Mendes e secretários de saúde de Cuiabá e de Várzea Grande.

Avellar destacou que a estratégia da corporação é trabalhar em quatro fases sendo a primeira, já em prática junto à Secretaria de Estado de Saúde, com o curso de Noções Básicas para Ações de Prevenção e Controle do mosquito Aedes aegypti. A segunda fase é a atuação da corporação na campanha promovida pelo Ministério da Saúde “Sábado da Faxina - Não dê folga para o mosquito da dengue”, que será realizada no dia 13 de fevereiro com o envolvimento dos entes da federação e municípios.

A terceira fase acontece de 15 a 19 de fevereiro também no auxilio aos agentes de saúde e de endemias que irão promover mais uma ação em residências, comércios e órgãos públicos. A quarta e ultima, de acordo com o general será com o público dos estudantes desde as series iniciais até as faculdades e universidades. “Estamos aqui para somar esforços. Com o nosso efetivo podemos fazer a diferença nesta batalha”, destaca Avellar.

Para o secretário Eduardo Bermudez o momento é de unir forças no combate ao Aedes aegypti nesta empreitada, que segundo ele devido os casos de microcefalia que estão sendo associados aos casos de zika vírus e uma geração de crianças estão nascendo e precisaram do auxilio da sociedade e dos órgãos públicos. “É uma situação de calamidade e saber que é causada por um mosquito é mais revoltante. Precisamos do apoio de toda sociedade na mudança de comportamentos. As pessoas precisam entender que apenas um depósito de água parada pode ser um agravante para o resto da sua vida”, destacou Bermudez.

O prefeito de Cuiabá frisou a parceria com o Exército e sua importância neste momento. Destacou que a Capital já começou os trabalhos em dezembro no bairro Pedra 90 e com a orientação do ministério vai promover uma ação no bairro Dom Aquino nos dias 12 e 13 de fevereiro. “O nosso próximo passo é identificar os locais onde foram identificados os focos e aplicar multas com valores que podem chegar até mil reais. As pessoas precisam entender que se não tiver a conscientização de nada vai adianta essas ações”, disse o prefeito.

Já o secretário de saúde de Várzea Grande, Cassius Cray de Azevedo, informou que o município apresentará no próximo dia 11, o Plano de Ações Emergenciais no enfrentamento ao mosquito Aedes aegypit. “A iniciativa vai envolver todas as pastas e a sociedade civil organizada. Não podemos ficar refém de um mosquito. Sabemos da gravidade da situação e agora é buscar o extermínio deste inseto”, conclui o secretário.

Participaram da coletiva representantes da Marinha, Aeronáutica, Defesa Civil Estadual e servidores públicos.
 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114