Cuiabá | MT 20/04/2024
Saúde
Sábado, 06 de fevereiro de 2016, 16h33

MT Hemocentro precisa de doações para o período de Carnaval


A direção do MT Hemocentro reforça a necessidade de doações de sangue durante o período de carnaval. O atendimento durante o feriado será na Unidade de Coleta e Transfusão do Hospital e Pronto-Socorro Municipal de Cuiabá, que estará aberta ao público das 7h às 18h, exceto no domingo (07.02). A unidade do MT Hemocentro retoma o atendimento na quarta-feira (10.02), no período vespertino, a partir das 13h.

Diretora do MT Hemocentro, Eliane Curvo explica que como o carnaval é um feriado prolongado há um aumento no número de acidentes e, consequentemente, aumento da demanda por bolsas de sangue em procedimentos médicos. “Infelizmente é neste período que as doações caem. Para manter os estoques de bolsas de sangue em níveis seguros convidamos os doadores à prática de um gesto de amor ao próximo”.

Eliane acrescenta que a unidade está conseguindo atender a demanda, mas a tendência é que o estoque fique cada vez mais baixo. “Para que isso não ocorra estamos fazendo esse chamamento. Precisamos que os doadores venham, porque existem alguns períodos do ano em que a procura reduz bastante, estamos nesse período agora". Nos dias que antecedem o carnaval as doações tendem a cair de 30% a 40%, porque muitas pessoas viajam no feriado.

Para ser um doador é preciso ter entre 16 e 68 anos, pesar mais de 50 quilos e estar com boa saúde. Menores de 18 anos só podem doar com autorização dos pais ou responsável legal. Estar bem alimentado e portar documento oficial de identidade com foto são requisitos imprescindíveis para quem decide fazer a doação.

Doar sangue é um ato simples, tranquilo e seguro, que não provoca risco ou prejuízo à saúde. Além disso, a doação é voluntária, anônima, altruísta e não remunerada. Todo o processo de doação é rápido, seguro e indolor, levando cerca de 40 minutos. O ideal é que cada pessoa doe sangue pelo menos duas vezes ao ano – homens a cada 60 dias e mulheres devem respeitar um intervalo de 90 dias entre as doações.

 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114