Cuiabá | MT 19/04/2024
Saúde
Sexta, 01 de abril de 2016, 09h27

Vigilância em Saúde emite alerta aos profissionais em relação à influenza A H1N1


A Diretoria de Vigilância em Saúde de Cuiabá, por meio do Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde (CIEVS), emitiu um alerta para o aumento do número de casos da Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG). O alerta direcionado aos profissionais da Saúde traz informações e recomendações para que por meio de ações preventivas, seja evitado um surto da doença.

Segundo a técnica do CIEVES, Moema Couto Silva Blatt, no Brasil, os casos da síndrome estão em sua maioria ligados ao vírus influenza A H1N1. “O período mais favorável para a transmissão do vírus são os meses mais frios, mas, temos observado um aumento no número de casos a partir de fevereiro. Daí a necessidade de mantermos os profissionais da vigilância epidemiológica e das unidades de saúde em alerta para que possamos evitar os surtos e casos mais graves da doença”, esclareceu Moema Blatt.

No boletim entre as recomendações aos profissionais da saúde está a notificação imediata dos casos de SRAG, a utilização correta dos equipamentos de proteção individual a implementação de medidas de precaução padrão de acordo com o protocolo de tratamento do Ministério da Saúde e a vacinação, que terá inicio dia 30 de abril.

A Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza acontecerá até o dia 20 de maio e, segundo a meta, em Mato Grosso mais de 600 mil pessoas devem ser imunizadas.

É importante lembrar que o público alvo da campanha são crianças na faixa etária de seis meses a cinco anos, trabalhadores de saúde das unidades que fazem atendimento para a influenza, trabalhadores do sistema prisional, população indígena, gestantes, adultos com 60 anos ou mais, portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clinicas especiais.

Números

Segundo dados do Ministério da Saúde este ano, até o dia 19 de março, a gripe H1N1 já atingiu 11 Estados e o Distrito Federal contabilizando 305 casos.

Em Mato Grosso foram 35 casos. Desse total, pelo menos 8 estariam infectados com o vírus. Em Cuiabá, nesse período, foram notificados 12 casos sendo que um deles foi confirmado, 07 permanecem em investigação e 04 foram descartados.

Na Síndrome Respiratória Aguda Grave a pessoa apresenta febre de inicio súbito, acompanhada de tosse ou dor de garganta. Cuidados simples como sempre lavar as mãos com água e sabão ajudam a evitar a doença. Também é recomendável passar o álcool em gel; sempre que for tossir ou espirrar usar lenço descartável para cobrir a boca e nariz; evitar o contato com doentes, para não correr o risco de contágio e, se tocar em objetos coletivos, como maçanetas, e corrimão, por exemplo, não colocar as mãos nos olhos, boca ou nariz. Outra recomendação dos médicos é não compartilhar objetos de uso pessoal.

 

Confira o Alerta aos Profissionais da Saúde e orientações sobre cuidados para evitar contaminação. 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114