Cuiabá | MT 29/03/2024
Saúde
Sábado, 09 de abril de 2016, 12h05

Casos de dengue, zika virus e febre chikungunya continuam aumentando


.

O estado continua em alerta pelo aumento nas notificações de casos suspeitos de dengue, zika vírus e febre chikungunya. Dados do boletim epidemiológico da área de Vigilância em Saúde da Secretaria Estadual de Saúde (SES) destacam que já foram notificados 18.703 casos de dengue, de vírus zika 16.947 e febre chikungunya 891 casos.

Os números representam um salto em comparação com o mesmo período de 2015. Por exemplo, números de dengue representam um aumento de 174,5%, com 6.813 casos. O mesmo para os números de vírus zika, que registrou 9.177 e chikungunya com 321, ambos o ano passado.

Os casos de dengue foram notificados em 132 municípios mato-grossenses, sendo que 82 deles apresentam incidência acima de 300 casos a cada 100 mil habitantes, considerados como de alto risco de transmissão da doença. Foram registrados seis óbitos, sendo dois confirmados nos municípios de Juína e Snop, e quatro em investigação nos municípios de Aripuanã, Canarana, Água Boa e Cuiabá.

Em relação ao zika vírus o estado está com alta incidência da doença, com 519 casos por 100 mil habitantes. Dos 141 municípios, 121 notificaram com casos suspeitos.

Sobre a febre chikungunya já são 27 casos para cada grupo de 100 mil habitantes. O município de Campo Novo do Parecis apresenta alto risco para transmissão da doença, com 417 casos notificados, uma incidência de 1304/100 mil habitantes.

Prevenção

Para intensificar as medidas de vigilância, prevenção e controle da doença, a SES vem monitorando semanalmente a progressão dos casos e orientando para que cada município intensifique suas ações no combate ao mosquito transmissor das doenças. Atividades de vistoria, orientação e prevenção são reforçadas, principalmente, nos municípios silenciosos e de maior incidência.

Alguns cuidados simples podem ser tomados por todos em suas residências para evitar o acúmulo de água parada como: fechar a caixa dágua de forma adequada; não acumular vasilhames, lixos e embalagens no quintal; verificar se as calhas não estão entupidas; colocar areia nos pratos dos vasos de planta.

 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114