Cuiabá | MT 29/03/2024
Saúde
Segunda, 23 de maio de 2016, 12h05

Semana de conscientização de doação de medula tem diversas atividades


Começaram nesta segunda-feira (23) e seguem até terça-feira, as atividades de conscientização sobre doação de medula óssea, com base na Lei 196, de 2012. O objetivo é esclarecer as etapas para se tornar um doador, sua importância e como o procedimento é realizado junto ao Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea (Redome). Durante os dois dias serão realizados os cadastros de doadores de medula óssea.

A abertura das atividades contou com a palestra da hematologista e hemoterapeuta, Paloma Borges, que falou sobre as chances de compatibilidade para transplante, que é de 1 para 100 mil pessoas. “Por isso, a necessidade de informar e esclarecer a sociedade sobre a importância de conseguirmos aumentar o número de pessoas cadastradas em todas as regiões do Brasil, pois no país a compatibilidade é ainda mais difícil devido as variedade de genótipos que se dá em função da diversidade racial”.

A gerente de doação de sangue do MT Hemocentro, Patrícia Aquino, explica que a unidade é parceira na ação e irá cadastrar doares. Para se tornar doador é necessário apresentar documento pessoal com foto e coletar 10 ml de sangue que serão encaminhados ao Redome. "Toda iniciativa é muito bem vida, pois é uma ação para salvar vidas", disse.

Dando continuidade na programação, na terça-feira (24), às 09h, será realizada palestra com o hematologista e oncologista André Henrique Crepaldi, e com a hematologista e oncologista pediátrica, Sueli Santos Araújo, no auditório do estacionamento da Unic.

O autor da Lei, deputado estadual Ondanir Bortolini acredita que ampliar a discussão sobre o tema e promover a semana de conscientização contribui para que o número de doadores de medula fique mais próximo dos doadores de sangue. "Instituir essa Semana de Conscientização é chamar a população para debater o assunto e multiplicar as informações sobre esse tema. Com isso, queremos que o número de doadores de medula óssea cresça a cada ano, aumentando a chance de salvar pacientes com leucemia ou outras doenças".

Doação

Para ser doador é preciso ter entre 18 e 54 anos de idade e gozar de boa saúde. Para se cadastrar o candidato a doador deverá agendar uma entrevista para esclarecer dúvidas a respeito das doações e, em seguida, coletar uma amostra de sangue para a tipagem de HLA (características genéticas importantes para a seleção de um doador).

Os dados do doador são inseridos no cadastro do Redome e, sempre que surgir um novo paciente, a compatibilidade será verificada. Uma vez confirmada, o doador será consultado para decidir quanto à doação. O transplante de medula óssea é um procedimento seguro, realizado em ambiente cirúrgico, feito com anestesia geral, e requer internação de, no mínimo, 24 horas. 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114