Cuiabá | MT 28/03/2024
Saúde
Quinta, 30 de junho de 2016, 17h09

Pesquisa revela que 70% dos trabalhadores não se exercitam regularmente


Somente um quarto da população brasileira que trabalha com carteira assinada pratica atividade física. A constatação é da mais recente Pesquisa Nacional de Saúde (PNS 2013), divulgada, nesta quinta-feira (30), pelo IBGE e Ministério da Saúde.

O nível recomendado de exercícios físicos é de, pelo menos, 150 minutos semanais de intensidade leve ou moderada ou de, pelo menos, 75 minutos de atividade física de intensidade vigorosa. Levando essas orientações em consideração, um parcela majoritária – 74,8% – não se exercita em ritmo satisfatório.

“A atividade física tem reflexos importantes para a saúde”, frisa a diretora do Departamento de Vigilância de Doenças e Agravos Não Transmissíveis e Promoção da Saúde do Ministério da Saúde (CGDANT), Fátima Marinho. “Ela melhora a capacidade cardiovascular, reduz a pressão arterial e o diabetes. Temos sempre de lembrar que as doenças cardiovasculares são a primeira causa de mortalidade no Brasil e uma das principais causas de internações hospitalares”, acrescentou.

Ainda no aspecto “estilo de vida”, a pesquisa constatou que 15,2% da população do mercado formal de trabalho fumam e 30% consomem bebida alcoólica uma ou mais vezes por semana – proporção de consumo de álcool maior que a média nacional se considerados todos os brasileiros com mais de 18 anos, que é de 24%, segundo a PNS. No quesito doenças crônicas, o estudo detectou que 6,2% dos trabalhadores com carteira assinada sofrem de depressão, enquanto entre os desempregados essa proporção é de 7,5%.

 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114