Cuiabá | MT 23/04/2024
Saúde
Segunda, 18 de julho de 2016, 06h57

Ouvidoria do SUS recebe mais de 1.500 reclamações em 2015


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Da Assessoria

Estão abertas até o dia 20 deste mês de julho as inscrições para os interessados em concorrer ao cargo de ouvidor de Saúde, para o Biênio 2016-2018. A eleição será no dia 02 de agosto, das 14 às 15 horas, no Auditório da Secretaria de Saúde de Cuiabá. Durante a última reunião ordinária do Conselho Municipal de Saúde, realizada no dia 05 deste mês, a atual ouvidora do SUS, Priscila Munique Dias apresentou um relatório dos trabalhos desenvolvidos pelo órgão e resultados referentes o ano de 2015.

A apresentação ao Conselho, segundo Priscila Munique Dias, tem o objetivo de dar transparência às ações da Ouvidoria contribuindo com a Secretaria de Saúde, no progresso dos serviços oferecidos a população.

No ano de 2015 a Ouvidoria registrou 1.504 manifestações, sendo que 1.245 desses processos foram finalizados. Isso significa que 83% das demandas foram atendidas, numero que na avaliação de Priscila Munique Dias é bastante significativo e demonstra a efetividade das ações da Ouvidoria.

O papel da ouvidoria é encaminhar as demandas do cidadão para o gestor responsável, para que ele tome as providências necessárias. Esses processos servem também como um indicador, onde o gestor vai poder identificar falhas nos setores e assim fazer as intervenções necessárias.

"Quando o paciente faz uma reclamação junto à Ouvidoria, o processo é registrado, analisado e a demanda é encaminhada ao gestor responsável que tem um prazo de cinco dias úteis para nos dar um retorno. Depois a Ouvidoria tem um prazo de 30 dias úteis para passar a devolutiva da solução do problema ao reclamante", explicou Priscila Munique Dias.

De acordo com os indicadores as demandas que mais tiveram registros na Ouvidoria em 2015 foram às relacionadas ao mau atendimento, falta de atendimento por ausência do profissional ou negativa de atendimento, não realização de cirurgias, exames, consultas especializadas, denúncias de erro, negligência, descaso no atendimento, falta de medicamentos e material hospitalar na Atenção Básica,

Secundária e Terciária.

Todas essas questões chegam ao conhecimento dos gestores para que sejam realizadas ações no sentido de melhorar os serviços como capacitações permanente das equipes de Saúde, aquisição de insumos, fiscalização e outras.

Os processos que não fazem parte da governabilidade da Ouvidoria, também são encaminhados para os coordenadores responsáveis, para serem resolvidos, como a falta de informações, orientações e home care, totalizando 160 atendimentos.

O índice de registro mais baixo está o de elogio, correspondente a 16% das demandas, nesse caso o gestor socializa o elogio com a equipe e principalmente com o servidor elogiado para que sirva como motivação, e ele dê continuidade se empenhando no trabalho desenvolvido.

A recomendação da Ouvidoria aos gestores da Saúde diante do balanço anual de 2015 é que haja penalidade para os prestadores que não cumprirem o prazo estipulado, padronização do sistema de distribuição de vacinas nas Unidades Básicas de Saúde, implementar e fortalecer a política de Educação Permanente em Saúde e da Política Nacional de Humanização, fazer cumprir o prazo estabelecido de retorno de processos da Ouvidoria e implementar estratégias que visem fortalecer a fiscalização e auditorias com relação aos prestadores dos serviços do SUS de exames, cirurgias e consultas

Para facilitar o acesso do cidadão, a Ouvidoria disponibiliza o aplicativo "Ouvidoria SUS - Cuiabá", para aparelhos celulares com Android e o telefone 0800-6457885.

Além da central de atendimento da ouvidoria SUS, que fica localizada na Rua São Joaquim, 315 - Porto, a ouvidoria possui mais três postos de atendimento são eles:

· Ouvidoria Posto CER – SUS, localizada na Rua 13 de junho, esquina com Avenida Dom Bosco - Centro. Atendimento é das 08 as 17 horas. Telefone: 3623-6648

· Ouvidoria Posto Pronto Socorro, localizada na Avenida General Valle, 192 –n Bandeirantes. Atendimento é das 08 as 17 horas. Telefone: 3617-7857

· Ouvidoria Posto UPA – Morada do Ouro, localizada na Avenida Tancredo Neves, 631 – Tancredo Neves. Atendimento é das 08 as 17 horas. Telefone: 3645-5740

Vaga para Ouvidor

A Secretaria de Comunicação da Prefeitura não deu mais informações sobre as vagas de ouvidor do SUS. O PlantãoNews, através de e-mail, solicitou informação complementar a respeito e, aguarda para postar neste espaço e, ou, em nova notícia.




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