Cuiabá | MT 28/03/2024
Saúde
Quinta, 21 de julho de 2016, 14h04

Governo orienta turistas que virão ao Brasil sobre vacinas


Turistas de outros países que virão ao Rio de Janeiro durante os Jogos Olímpicos devem ficar atentos às recomendações do Ministério da Saúde em relação às vacinas que devem ser tomadas antes de desembarcarem no território nacional.

Embora o Brasil não exija certificado internacional de vacinação (com exceção contra a febre amarela para viajantes procedentes da Angola e da República Democrática do Congo), é importante se certificar de que as vacinas de rotina estão em dia, de acordo com as recomendações do país de origem.

Exemplos de vacinas que precisam estar na lista dos visitantes são as contra a rubéola e o sarampo. As duas doenças já são consideradas erradicadas no Brasil pela Organização Mundial da Saúde, desde 2015 e 2000, respectivamente. No entanto, o ministério orienta que os estrangeiros estejam vacinados para evitar o contágio por meio de outros estrangeiros.

Para aqueles que pretendem visitar áreas de mata ou de praticar turismo ecológico ou rural, o órgão aconselha prevenir-se contra a febre amarela tomando a vacina 10 dias antes da viagem. O site da pasta disponibiliza uma lista de municípios brasileiros onde há recomendação sobre vacinação contra a doença.

Já a malária é uma das doenças que mais requer atenção dos turistas. O cuidado deve ser redobrado para quem vai para a Região Amazônica, composta pelos estados do Acre, Amapá, Amazonas, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins; onde ocorre a maior incidência da doença. A área que apresenta casos de malária durante todo o ano pode ser consultada aqui.

Zika Vírus

Para que o viajante se proteja do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya, a orientação é se hospedar em locais com telas de proteção nas portas e janelas. As grávidas devem evitar ambientes com a presença de mosquitos e usar apenas repelentes recomendados pelo médico para o período da gestação e roupas de manga longa.

Informações mais detalhadas sobre como aproveitar a viagem ao Brasil com saúde poder ser obtidas no portal Saúde do Viajante, que está disponível em português, inglês e espanhol. Ele também traz informações sobre problemas como intoxicação alimentar, cuidados com o sol e gripe, além de um mapa com a localização das unidades de pronto atendimento do Sistema Único de Saúde (SUS) no Rio de Janeiro.

Pelo site também é possível encontrar o contato de serviços como o de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114