Cuiabá | MT 28/03/2024
Saúde
Quinta, 21 de julho de 2016, 15h29

Caravana da Transformação tem sucesso em cirurgias de catarata


A Caravana da Transformação, programa lançado pelo Governo de Mato Grosso no dia 04 de julho, obteve sucesso em sua primeira edição, realizada na cidade de Barra do Bugres (168 km de Cuiabá), onde foram realizadas 1.744 cirurgias até a manhã de quarta-feira (20.07), 5 mil consultas e mais de 30 mil procedimentos (exames). Deste total, 1.449 são cirurgias de catarata, 204 de pterígio e 97 de YAG Laser (tratamento de opacidade capsular). As cirurgias seguem até sexta-feira (22.07), quando os números finais serão divulgados.

Nenhuma complicação foi registrada, tendo recuperação satisfatória dos casos pós-cirúrgicos. A média brasileira de sucesso nas cirurgias de catarata é de 95%. Já a média global neste tipo de procedimento é de 98% de sucesso. Os dados são do Instituto Brasileiro de Oftalmologia e Instituto de Moléstias Oculares.

Para alcançar este índice, a Caravana da Transformação contava com o melhor aparato em saúde, tanto em equipamentos de alta tecnologia, quanto profissionais especializados e equipe capacitada. No total, foram 80 profissionais de saúde atendendo a população de Barra do Bugres e entorno, e mais oito médicos oftalmologistas (cinco clínicos e três cirurgiões) e um médico intensivista, responsável pelas anestesias.

Todo o passo a passo médico até a cirurgia é feito com segurança e responsabilidade, prioridades do governador Pedro Taques para que a Caravana tivesse início. Prova disso é que 68 pessoas que necessitavam de operação de catarata não puderam passar pelo procedimento devido a algum problema de saúde, como o caso de uma criança de três meses com catarata congênita.

“Como era um caso especial, em que ela precisaria de anestesia geral e outros cuidados, o procedimento não pôde ser feito na Caravana. Nós a encaminhamos para tratamento em Ribeirão Preto (SP) e ela já foi operada. Todo esse cuidado é essencial para garantir a segurança e a boa recuperação dos pacientes”, explicou o médico Werley Peres, coordenador dos serviços de saúde da Caravana.

As cirurgias são feitas em uma carreta montada com equipamentos de alta tecnologia, como os encontrados em qualquer hospital em que se realizem cirurgias oftalmológicas, conforme prevê a Associação Brasileira de Oftalmologia.

Após a cirurgia, o paciente tem apoio da equipe do pós-operatório. A 20/20, empresa responsável pelos serviços contratada pelo Governo de Mato Grosso, faz ao menos três consultas com cada pessoa que fez a cirurgia. O acompanhamento é o mesmo oferecido por qualquer clínica particular ou pública que seja fixa. O paciente é visto 24 horas após a cirurgia, uma semana depois e também 30 dias depois do procedimento.

“Nossa responsabilidade é com o cidadão mato-grossense, que nunca antes teve uma oportunidade como essa de ter a vida transformada. Cada procedimento, cada exame e, principalmente, cada cirurgia, é feita por profissionais altamente qualificados e acompanhada de perto pela Vigilância Sanitária. Queremos transformar com segurança e responsabilidade”, afirmou o governador Pedro Taques, que acompanhou a Caravana e falou com pessoas que vieram de 12 municípios para o atendimento em Barra do Bugres.

Além da equipe médica, outras 350 pessoas formam a equipe do Governo, sendo que 50% são voluntários, trabalhando em todos os serviços oferecidos pela Caravana.

 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114