Cuiabá | MT 28/03/2024
Saúde
Sexta, 29 de julho de 2016, 09h24

Samu recebe medicamentos e material de insumos hospitalares


A secretária adjunta de regulação da Secretaria de Estado de Saúde (SES), Maria Gabriela Boabaid Teixeira, realizou na tarde desta quarta-feira (27), a entrega de medicamentos, insumos e materiais hospitalares no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). A medida foi necessária por ser um serviço de utilidade pública e não pode ser comprometido com a possibilidade de ausência desses produtos.

Gabriela destaca que a unidade precisa de uma atenção especial durante todos os dias do ano. Foram entregues mais de 40 itens entre medicamentos, insumos e materiais hospitalares que, segundo a secretária, vão atender a demanda da unidade. “O Samu presta socorro à população em casos de urgência e emergência clínica e traumática, 24 horas por dia com equipes de profissionais de saúde. Ter condição de trabalho e qualidade no serviço oferecido é nossa obrigação”, disse Gabriela.

Outra novidade, de acordo com Gabriela é a reestruturação do Complexo Regulador Estadual, que além da Central de Regulação Medica de Urgências do Samu, irá abrigar o Sistema de Regulação (Sisreg), a Central de Leitos Hospitalares, a Central Estadual de Alta Complexidade, Coordenação de Transplante, Tratamento Fora Domicilio (TFD), Home Care e exames de alta complexidade. O complexo será instalado em um novo prédio que será alugado em uma área de fácil acesso na região central de Cuiabá.

A secretária explica que a mudança é necessária para atender as portarias 1.010/2012 e 356/2000 do Ministério da Saúde, que estabelecem o Complexo Regulador que compõem as Centrais de Regulação que atuam nas áreas assistenciais inter-relacionadas e organizam a relação entre a oferta e demanda qualificando o acesso da população aos serviços de saúde no SUS. “Na prática, a ação regulatória é definida como o processo de operacionalização, monitoramento e avaliação da solicitação de procedimentos, internações, exames, sendo realizada por equipe de profissional de saúde, que em seu observatório de regulação atendem além das questões clínicas, o cumprimento de protocolos estabelecidos para disponibilizar a alternativa assistencial mais adequada a cada caso”. 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114