Cuiabá | MT 28/03/2024
Saúde
Quinta, 18 de agosto de 2016, 08h59

Maior medalhista olímpico é adepto de terapia holística


Michael Phelps, o maior medalhista olímpico de todos os tempos, faz uso da ventosaterapia, técnica milenar para alívio de dor e estresse

Há milhares de anos as práticas integrativas em saúde são utilizadas para tratamento e prevenção de doenças em todo o mundo. Recentemente, o nadador Michael Phelps, durante as provas da Rio 2016, mostrou que é adepto da ventosaterapia, prática indicada para alívio de dor e estresse.

Essa técnica milenar da medicina tradicional chinesa consiste em aplicar copos de vidro em diferentes pontos do corpo, gerar vácuo no interior deles e provocar sucção na pele.

De acordo com presidente do Sindicato dos Terapeutas de Mato Grosso (Sinter-MT), Vanderlei Ferreira, a prática traz inúmeros resultados. "O efeito esperado é de forçar a circulação de sangue em grupos musculares fatigados, como forma de prevenir lesões, aliviar a dor e melhorar o desempenho físico", afirmou.

Em Mato Grosso, as técnicas naturais que complementam a medicina convencional recebem apoio do deputado Wancley Carvalho (PV), por meio da Frente Parlamentar em Defesa das Práticas Integrativas em Saúde (Frente Holística), coordenada pelo parlamentar na Assembleia Legislativa.

"Sou adepto das práticas integrativas; sou prova da eficácia delas. E, ninguém menos que um dos maiores atletas de todos os tempos também faz uso dessas técnicas. Tenho trabalhado na ALMT para difundir as práticas integrativas, que complementam a medicina convencional", pontuou Wancley.

De acordo com o Sinter, existem pelo menos cinco terapeutas, cadastrados no sindicato, que trabalham com a ventosaterapia em Mato Grosso

Frente Holística - A ALMT foi o primeiro parlamento estadual a instalar uma frente parlamentar para defender as práticas integrativas em saúde. Desde então, juntamente com os terapeutas, Wancley tem buscado alternativas para difundir as técnicas complementares e transformá-las em política de saúde pública.

Sobre o assunto, tramita na Assembleia Legislativa um projeto de lei do parlamentar que institui o Plano Estadual de Medicina Natural e Práticas Complementares no Sistema Único de Saúde. A matéria já recebeu parecer favorável da Comissão de Saúde, e aguarda apreciação em plenário.

O principal objetivo da Frente Holística é contribuir com a melhoria da saúde dos mato-grossenses, combinando a medicina convencional com terapias complementares.  




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114