Cuiabá | MT 28/03/2024
Saúde
Quarta, 14 de setembro de 2016, 19h33

Escola de Saúde Pública promove curso com foco na saúde do idoso


Durante três semanas, técnicos de enfermagem que atuam nos municípios da Baixada Cuiabana (Cuiabá, Barão de Melgaço, Santo Antônio de Leverger, Várzea Grande, Nova Brasilândia, Chapada dos Guimarães e Jangada), participam na Escola de Saúde Pública do curso de ‘Aperfeiçoamento pós-técnico em saúde do idoso para equipes de estratégia em saúde da família’.

A iniciativa foi pactuada junto a Comissão Intergestora Regional (CIR) e tem como objetivo transformar a prática do dia a dia dos profissionais que atendem idosos. O curso começou nesta segunda-feira (12), e tem carga horária de 160 horas, sendo 100 horas teóricas e 60 horas práticas em ambientes terapêuticos, em casas de longa permanência, unidades de saúde da família e centros de convivência.

A técnica da Secretaria de Estado de Súde (Ses) responsável pelo curso, Valéria Binato Santili Depes, explica que a estratégia metodológica utilizada é a problematização, quando ao processo ensino-aprendizagem, somada à realidade e ao conhecimento científico.

Valéria acrescenta que a metodologia é baseada na teoria de Paulo Freire, voltada para ação – reflexão – e no ‘Arco de Maguerez’ - que se constitui com cinco etapas: observação da realidade e definição do problema, pontos-chave, teorização, hipóteses de solução e aplicação à realidade. “Os profissionais de saúde, que já atuam na atenção básica, terão aulas prática nos locais, como: Abrigo Bom Jesus, centros de convivência, Unidades de Saúde da Família Novo Horizonte e Pedra 90 – VI e Lar São Vicente”.

Desta forma, os participantes, além de trabalharem em equipe, vivenciarão o atendimento aos idosos nessas unidades, relacionado à teoria e prática no momento do curso. Assim, ao retornarem aos seus ambientes de trabalho poderão propor efetivamente mudanças na atenção ao idoso.

 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114