Cuiabá | MT 29/03/2024
Saúde
Domingo, 25 de setembro de 2016, 10h04

Fundo global de combate à AIDS receberá quase US$13 bi em doações para 3 anos


O Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/Aids (UNAIDS) elogiou doadores e parceiros por sua demonstração de comprometimento com o Fundo Global de Combate à AIDS, Tuberculose e Malária (Fundo Global). Em sua 5ª Conferência de Reposição em Montreal (Canadá), os doadores prometeram 12,9 bilhões dos 13 bilhões de dólares solicitados pelo Fundo Global para o período de três anos entre 2017-2019.

Para as três doenças, o Fundo Global estima que o valor arrecadado deve poupar 8 milhões de vidas, evitar 300 milhões de infecções e ajudar a construir sistemas sustentáveis para a saúde. “O Fundo Global é um parceiro essencial para tratar das epidemias persistentes de AIDS, tuberculose e malária”, disse Michel Sidibé, diretor executivo do UNAIDS.

“Através de uma resposta eficaz a essas doenças, podemos melhorar as vidas de milhões de pessoas e, simultaneamente, combater a pobreza, a desigualdade e a discriminação. Esta reposição é uma enorme contribuição para a nossa ambição coletiva de acabar com a AIDS.”

Os novos compromissos financeiros representam um aumento em comparação com os 12 bilhões de dólares em compromissos feitos na conferência anterior de reposição de recursos. Doadores privados e mecanismos inovadores de financiamento mais que duplicaram os compromissos em comparação com a última conferência. Vários novos países se comprometeram com a ajuda e outros aumentaram os compromissos, incluindo Canadá, Alemanha e Japão. Além de se comprometer com o Fundo Global, a Costa do Marfim anunciou uma doação de 1 milhão de dólares para apoiar o trabalho do UNAIDS.

Em 2015, estima-se que 19 bilhões de dólares estavam disponíveis, somando todas as fontes, para a resposta global ao HIV em países de renda média e baixa. Cerca de 57% dos fundos foram de recursos domésticos públicos e privados e 43% eram de fontes internacionais, incluindo 23% das contribuições bilaterais do governo dos Estados Unidos da América, 9% do Fundo Global, 3% filantrópico e o resto de outras fontes bilaterais e multilaterais.

Para atingir as metas globais de acabar com a AIDS como uma ameaça à saúde pública até 2030, o UNAIDS estima que 26,2 bilhões de dólares serão necessários em 2020, cerca de 7 bilhões de dólares a mais do que o disponível em 2015. 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114