Cuiabá | MT 25/04/2024
Saúde
Sexta, 30 de setembro de 2016, 19h17

Hospital universitário da Bahia realiza tratamento inovador para úlcera


Pesquisadores do Complexo Hospitalar Universitário Professor Edgard Santos (Hupes), em Salvador, realizam o procedimento de terapia celular com células mononucleares da medula óssea. Trata-se de um tipo de tratamento para pacientes com úlceras crônicas.

Durante seis meses, pesquisadores do Hupes, do Instituto de Ciências da Saúde da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e do Montfiore Medical Center, dos Estados Unidos, trataram cerca de 60 pacientes com úlceras complexas.

Segundo o professor José Valber Meneses, do Hupes, algumas delas não se fechavam havia 20 anos. “São feridas de difícil cicatrização, e nenhum procedimento anterior obteve resultados como o de agora”, disse.

Como funciona

O tratamento consiste em retirar células mononucleares da medula óssea do próprio paciente e injetá-las diretamente na úlcera. Em 41% dos participantes do estudo, as feridas fecharam-se completamente.

Nos 59% restantes, houve melhora considerável, mas com recidiva depois de seis meses da terapia. “Ainda há muito a ser feito, e a pesquisa seguirá em frente, mas cicatrizar uma ferida complexa como as decorrentes de anemia falciforme e de diabetes é um grande avanço”, afirmou Meneses.

“Com isso, o paciente tem um resgate de sua autoestima e, principalmente, de qualidade de vida.”

O Hupes, que integra a estrutura da UFBA, é uma unidade hospitalar e ambulatorial de ensino, pública, geral, de grande porte, considerada referência em média e alta complexidade na Bahia. O complexo está vinculado ao Sistema Único de Saúde (SUS). 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114