Cuiabá | MT 20/04/2024
Saúde
Segunda, 17 de outubro de 2016, 17h44

Casos de dengue apresentam aumento de 12% em relação ao ano passado


Mato Grosso já registrou 26.598 casos de dengue neste ano. No mesmo período, no ano de 2015, foram registradas 23.811 notificações, o que representa um acréscimo de 12%. Diante do aumento no número de casos notificados, a Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) reforça o alerta para a intensificação das ações de prevenção e controle da dengue, da febre chikungunya e do zika vírus aos 141 municípios mato-grossenses.

Zika vírus e Chikungunya

.

Em relação ao zika vírus são 24.405 casos suspeitos no estado. Devido à incidência, Mato Grosso está com risco alarmante, já que são 747 casos por 100 mil habitantes.

Já os casos de febre chikungunya notificados este ano é 1.409. A incidência acumulada é de 43 casos por 100 mil habitantes.

A SES orienta a população para evitar os criadouros dos mosquitos transmissores da doença e prevenir, além da dengue, a febre chikungunya e o zika vírus. O Estado monitora semanalmente a progressão dos casos e faz o trabalho de orientação junto aos municípios para que as ações sejam intensificadas. Mas também frisa que 80% dos criadouros do mosquito estão nas residências, por isso é importante o envolvimento da população.

Para reduzir os impactos causados pelo mosquito, a SES alerta os municípios para que mantenham a rede atenta para o diagnóstico precoce da doença e o manejo correto para que mortes sejam evitadas. Além disso, devem ser desenvolvidas ações de mobilização, inspeções domiciliares para eliminação de criadouros do mosquito, atividades educativas para orientar a população sobre como evitar focos do vetor, como também aplicação de inseticida para eliminação de insetos adultos.

 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114