Cuiabá | MT 16/04/2024
Saúde
Quarta, 19 de outubro de 2016, 15h31

Governo apresenta ações para combater a obesidade e promover alimentação saudável


O sobrepeso e a obesidade estão entre os principais problemas decorrentes da má alimentação dos brasileiros. Dados do Ministério da Saúde apontam que 57% da população adulta no País está com excesso de peso e 21,3%, obesa.

Em evento, que celebrou o Dia Mundial da Alimentação, o ministro do Desenvolvimento Social e Agrário, Osmar Terra, destacou o trabalho dos Conselhos de Segurança Alimentar, em especial o Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea) no planejamento e execução das medidas.

“Todos esses compromissos de fortalecer a segurança alimentar já estão no novo Plano de Segurança Alimentar e Nutricional para o período 2016/2019”, afirmou.

O ministro também destacou as ações desenvolvidas pelo MDSA para enfrentar os problemas decorrentes da má alimentação e que, ao mesmo tempo, garantam alimentação saudável à população, como o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), por exemplo.

Por meio do programa, o governo compra alimentos dos agricultores familiares, sem necessidade de licitação, e os destina às pessoas em situação de insegurança alimentar e nutricional e àquelas atendidas pelas redes públicas de ensino, saúde e assistência social.

Na modalidade Compra Institucional, por exemplo, os agricultores familiares conseguem comercializar, de forma simplificada, seus produtos para os governos federal, estaduais e municipais. “Temos que fortalecer a agenda da alimentação saudável para que possamos enfrentar a questão do sobrepeso e da obesidade”, disse Osmar Terra.

Desde o ano passado, os órgãos da administração pública federal precisam comprar, no mínimo, 30% dos gêneros alimentícios da agricultura familiar.

O encontro, em Brasília, foi promovido pela Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) e pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário (MDSA).

Campanha

O evento para celebrar o Dia Mundial da Alimentação, comemorado no último dia 16, reuniu especialistas em segurança alimentar e nutricional. Neste ano, o tema do encontro foi O clima está mudando, a alimentação e a agricultura também.

Na ocasião, também foi lançada a campanha #SemDesperdício, uma iniciativa da FAO, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e WWF Brasil.

A ação pretende apresentar aos consumidores as consequências negativas do desperdício de alimentos para o meio ambiente, o orçamento familiar e a segurança alimentar. 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114