Cuiabá | MT 29/03/2024
Saúde
Quarta, 26 de outubro de 2016, 21h47

Hemocentro convoca doadores para antes e depois do feriado prolongado


Cinco dias sem coleta de sangue devido feriado prolongado que começa no sábado (29) e vai até quarta-feira (02), é um período critico para equipe do Hemocentro. A direção da Unidade convoca todos os doadores para manter o estoque atual de sangue e suprir as demandas regulares.

 

Nesse período é comum à redução drástica de doadores o que pode comprometer a unidade que atende todo o estado com a responsabilidade de coordenar a política de sangue. Devido às viagens há muitos acidentes e, por conseguinte a utilização de bolsas de sangue em procedimentos médicos.

A gerente da doação de sangue, Juliana Cintia da Silva, explica que infelizmente é neste período que as doações caem. “Para manter os estoques de bolsas de sangue em níveis seguros convidamos os doares a pratica de um gesto de amor ao próximo”, disse ela.

 

Juliana acrescenta que a unidade está conseguindo atender a demanda, só que a tendência é que o estoque fique cada vez mais baixo. “Para que isso não ocorra, estamos fazendo esse chamamento. Nos feriados prolongados as doações tendem a cair de 30% a 40%, em média, em razão do número de pessoas que viajam no feriado”.

 

Doar sangue é um ato simples, tranquilo e seguro que não provoca risco ou prejuízo à saúde. Além disso, a doação é voluntária, anônima, altruísta, não remunerada e o sangue é repassado de forma gratuita às unidades de saúde.

 

Para ser doador é preciso ser saudável, estar bem alimentado, ter mais de 50 quilos e idade entre 16 e 67 anos. Menores de 18 anos podem doar apenas na companhia dos pais. O doador não pode ter ingerido bebida alcoólica nas 12 horas anteriores à doação. Todo o processo de doação é rápido, seguro e indolor, leva cerca de 40 minutos.

 

O atendimento ao público no MT Hemocentro é de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h30. A unidade está localizada na Rua 13 de Junho, nº 1055, próximo ao Hospital Geral Universitário (HGU). Já a Unidade de Coleta e Transfusão do Hospital e Pronto-Socorro Municipal de Cuiabá atende de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.  




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114