Cuiabá | MT 29/03/2024
Saúde
Sexta, 18 de novembro de 2016, 21h19

Caravana da Transformação em Canarana faz 2.525 cirurgias


A terceira edição da Caravana da Transformação, realizada em Canarana (823 quilômetros ao Leste) entre os dias 07 e 17 de novembro, fez 2.525 cirurgias oftalmológicas. Com esse número, as três edições da caravana de 2016 realizaram 7.162 cirurgias. No próximo ano, a Caravana da Transformação terá dez novas edições.

Em Canarana foram 2.104 cirurgias de catarata, 290 de pterígio e 131 procedimentos de yag laser. Na primeira edição da caravana, realizada em Barra do Bugres, foram 1.494 cirurgias de catarata, 206 de pterígio e 97 yag laser. Em Peixoto do Azevedo, que recebeu a segunda edição, foram feitas 2.323 cirurgias de catarata, 383 de pterígio e 134 de yag laser.

As consultas também apresentam números surpreendentes. Na primeira edição foram 5.003 consultas, a segunda alcançou 6.747 consultas e a terceira 5.702 consultas, o que totaliza 17.452 consultas oftalmológicas. A cada dia de atendimento são abertas 800 vagas para consultas.

Somando consultas, exames e cirurgias oftalmológicas, a Caravana já realizou 98.645 procedimentos, sendo 27.212 em Barra do Bugres, 38.375 em Peixoto do Azevedo e 33.058 em Canarana.

O secretário de Estado do Gabinete de Governo, José Arlindo Oliveira, coordenador-geral da Caravana da Transformação, destaca que o sucesso da iniciativa se dá por conta da credibilidade já alcançada. “Todas as edições nos surpreendem. Mas, essa, em especial, mostra que a Caravana já é reconhecida pela população pela qualidade de seus atendimentos. Mas uma vez honramos o compromisso do governador Pedro Taques de não deixar nenhuma mato-grossense pra trás”, disse.

Para o secretário, a realização da Caravana da Transformação também obteve sucesso por conta do apoio de voluntários e de servidores de todas as pastas envolvidas na iniciativa. “Foram mais de 200 voluntários atuando todos os dias, se doando por essa causa e aproveitando para fazer troca de experiências. Os nossos servidores também se empenharam ao máximo”, destacou.

José Arlindo também agradeceu o apoio recebido da Prefeitura de Canarana. “Desde o primeiro momento o prefeito abraçou a causa e nos ajudou muito na realização. O prefeito disponibilizou, por exemplo, os alojamentos em que ficaram as pessoas que vieram de municípios mais distantes, esse apoio é fundamental para garantir o máximo de atendimento e o sucesso da Caravana”, completou.

O governador Pedro Taques ressaltou que a Caravana faz um brilhante trabalho e afirmou que, para o próximo ano, serão realizadas mais 10 edições da iniciativa. “Nossa ideia é cruzar o estado e atingir todas as regiões”, disse o governador.

Odontologia

Os atendimentos odontológicos da Caravana da Transformação beneficiaram 757 crianças e adolescentes do município de Canarana. Foram um total de 6.866 procedimentos durante os sete dias em que a unidade móvel de atendimento esteve no Estádio Municipal. O procedimento mais realizado foi a raspagem alisamento e polimento supragengivais, realizado 2.175 vezes. Foram 820 raspagens subgengivais. Também foram realizadas 787 restaurações, 329 extrações de dentes entre outros serviços.

Cidadania

Os serviços realizados nos Espaço Cidadania somaram 27.505 atendimentos. Entre os serviços disponibilizados, foram solicitados e emitidos 554 documentos entre certidões de Nascimento e Casamento, carteira de identidade, CPF, Carteira de Trabalho, Carteira de Pescador Amador e Carteira de Nacional de Habilitação (CNH). Outras 350 pessoas foram atendidas pelo Procon Estadual, a Secretaria de Estado de Meio Ambiente distribuiu mais de 200 mudas de plantas e a Secretaria de Estado de Educação, Esporte de Lazer (Seduc) matriculou 160 alunos em curso de supletivo à distancia.

 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114