Cuiabá | MT 29/03/2024
Saúde
Segunda, 28 de novembro de 2016, 17h57

Cirurgia Bariátrica é importante aliada no tratamento do diabetes tipo 2


Que o Brasil é conhecido por ter aderido à cirurgia bariátrica como tratamento para obesidade, não é novidade. Agora o que vem sendo comprovado pela classe médica é o uso do mesmo tratamento para o controle do diabetes tipo 2 – uma das doenças com maior incidência em todos os países do mundo.

“Ao longo dos anos, podemos perceber que a cirurgia não proporciona apenas a perda de peso, mas altera o metabolismo de gasto energético e lipídios, por isso, em pacientes com diabetes tipo 2 é possível a regressão da doença”, analisa a gastroenterologista do Complexo Hospitalar Edmundo Vasconcelos, Lígia Maria Guimarães.

Para a especialista, essa melhora é tão aparente que resultados já comprovam pessoas que apresentaram a remissão completa, deixando de usar remédios. Em outros casos, pacientes abandonaram a insulina e passaram a fazer uso apenas de remédios via oral.

Lígia Maria Guimarães lembra também que, apesar dessa conquista, a cirurgia para o diabetes tipo 2 ainda necessita de IMC acima de 35. As Sociedades Brasileiras de Cirurgia Bariátrica e a de Metabólica lutam, no entanto, para que esse índice seja diminuído para 30 ou 35.

“Essa cirurgia muda a perspectiva de vida para todos os pacientes com diabetes e devolve a qualidade de vida”, comemora a gastroenterologista.

A tendência, de acordo com a médica, é que a doença aumente em 50% na próxima década em todo o mundo. Atualmente, o hospital Edmundo Vasconcelos realiza cerca de 30 cirurgias bariátricas por mês.


COMPLEXO HOSPITALAR EDMUNDO VASCONCELOS

Localizado ao lado do Parque do Ibirapuera, em São Paulo, o Complexo Hospitalar Edmundo Vasconcelos atua em mais de 50 especialidades e conta com cerca de 1.400 médicos. Realiza aproximadamente 12 mil procedimentos cirúrgicos, 13 mil internações, 230 mil consultas ambulatoriais, 145 mil atendimentos de Pronto-Socorro e 1,45 milhão de exames por ano. Dentre os selos e certificações obtidos pela instituição, destaca-se a Acreditação Hospitalar Nível 3 - Excelência em Gestão, concedida pela Organização Nacional de Acreditação (ONA) e o Prêmio Melhores Empresas para Trabalhar no Brasil, conquistado pelo quinto ano consecutivo em 2015.

Rua Borges Lagoa, 1.450 - Vila Clementino, Zona Sul de São Paulo.

Tel. (11) 5080-4000 

Site: www.hpev.com.br




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114