Cuiabá | MT 28/03/2024
Saúde
Terça, 25 de abril de 2017, 10h59

Vacinas contra a gripe chegarão mais rápido ao mercado


A composição das vacinas para gripe influenza no Brasil serão atualizadas automaticamente, sempre que a Organização Mundial de Saúde (OMS) publicar sua recomendação de cepas que devem existir na vacina. As cepas representam as mutações que o vírus da gripe sofre a cada ano.

Com a mudança, as vacinas atualizadas devem chegar ao mercado mais rapidamente, pois os fabricantes precisam apenas fazer a alteração nas vacinas e pedir a avaliação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para iniciar a comercialização. Até então, a Anvisa precisava aprovar uma norma todos os anos com a composição da OMS.

Agora, os fabricantes de vacina não precisarão mais aguardar e já saberão quais são as cepas para o próximo ano.

A atualização é necessária para que a vacina utilizada pela população seja eficiente contra os tipos de vírus que estão circulando. A doença ocorre principalmente no inverno, por isso a OMS publica duas recomendações de cepas a cada ano, uma para o Hemisfério Norte e outra para o Hemisfério Sul, onde está o Brasil.

Tipos de vacina

Existem dois tipos de vacina para gripe no mundo. Uma é a trivalente, que inclui três cepas, e a outra é a quadrivalente, que inclui quatro cepas do vírus da gripe.

A comercialização ou fabricação de qualquer vacina para a gripe com qualquer outra cepa diferente da recomendação é proibida e o produto tem que ser retirado do mercado. 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114