Cuiabá | MT 28/03/2024
Saúde
Quarta, 17 de maio de 2017, 20h01

Vigilância Sanitária suspende venda de dois suplementos


A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) proibiu, nesta quarta-feira (16), a venda de dois suplementos que estavam sendo comercializados sem nenhum tipo de avaliação técnica. Os produtos clandestinos são de dois diferentes fabricantes.

Um dos suplementos proibidos foi o Suplemento de Vitamina C à Base de Café Verde, da empresa Promel Indústria e Comércio de Produtos Naturais Ltda. O produto estava sendo comercializado com informações incorretas no rótulo e induzindo o consumidor a acreditar que o suplemento teria propriedades terapêuticas.

As marcas Detox, End Hair, Skin Caps, Turbo Slim, Super Slim X e Hair Nutri, da mesma empresa Promel, também estão suspensas.

A segunda proibição foi do produto Suplemento de Colágeno, Proteína do Leite e Vitamina B6 em Cápsulas, da marca Aminomax/Poly Whey. O produto é fabricado pela Poly Flora Produtos Naturais Ltda, de Cachoeiro do Itapemirim (ES). Este tipo de produto deveria ser analisado pela Anvisa, já que se enquadraria na categoria de novo alimento.

Os produtos conhecidos como suplementos alimentares são dispensados de registro na Anvisa, mas devem seguir as regras de composição, qualidade e Boas Práticas de Fabricação da Agência.

Apreensões e proibições deste tipo de produto são muitas vezes motivadas pela divulgação de promessas falsas, que induzem o consumidor a acreditar que o produto tem propriedades terapêuticas.

No caso de alimentos com características que vão além da simples nutrição ou com componentes específicos, o fabricante deveria pedir a análise como Alimento Funcional ou como Novo Alimento na Anvisa. 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114