Cuiabá | MT 28/03/2024
Saúde
Terça, 27 de junho de 2017, 23h11

Hospital São Benedito ultrapassa metas de cirurgias e estuda ampliação de atendimentos


Desde sua inauguração, o Hospital Municipal São Benedito tem ultrapassado a cada mês as metas contratuais para a realização de cirurgias de ortopedia e neurologia. Enquanto há previsão de 200 procedimentos ortopédicos, a unidade tem realizado cerca de 240, ao passo que das 30 neurológicas produz cerca de 40 todo mês.

A unidade se prepara para inaugurar uma nova fase de sua história. Isso porque a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) vem estudando a proposta de ampliação do número de cirurgias ortopédicas, num acréscimo de mais 100 procedimentos. A previsão é de que os serviços sejam implantados ainda neste ano.

Acrescidas de outras 30 cirurgias cardiológicas em fase de habilitação pelo Ministério da Saúde (MS), a previsão da SMS é de que a unidade passará, em breve, a realizar mais de 400 procedimentos ao mês, avançando rumo à proposta inicial de sua criação, que é de 500 cirurgias. Ocorre que na primeira fase foram implantados os serviços de ortopedia e neurologia, ficando a cardiologia para a segunda e bariátrica e urologia para a terceira.

“O São Benedito é referência em alta complexidade para Mato Grosso, outros estados e até países vizinhos, como a Bolívia. Mais de 60% dos pacientes não são da Capital e, felizmente, apesar de trabalhar com capacidade plena, nossos índices de satisfação chegam a 99%”, pontuou o diretor geral do Hospital, Huark Correa.

De acordo com a SMS, a ampliação dos serviços, com uma melhor otimização dos espaços físicos e maior taxa de ocupação dos leitos, são iniciativas determinadas pelo prefeito Emanuel Pinheiro. O objetivo é diminuir as filas de espera na Central de Regulação e retirar os pacientes dos corredores do Hospital e Pronto Socorro Municipal de Cuiabá. Entre os novos procedimentos a serem ofertados estão os serviços de hemodinâmica na área cardiológica e neurocirúrgica.

Numa área construída de 6.348 m, a unidade possui 116 leitos para internações de pacientes, além de 30 leitos nas três Unidades de Terapia Intensiva (UTI), das quais 10 são utilizados como retaguarda para o Centro Cirúrgico. 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114