Cuiabá | MT 28/03/2024
Saúde
Segunda, 24 de julho de 2017, 12h23

Upa do Ipase cumpre papel de desafogar Pronto-Socorro em um ano de atendimento


.

A prefeitura de Várzea Grande, por meio da Secretaria de Saúde celebrou no sábado (23), a inauguração do 1º aniversário da Unidade de Pronto Atendimento UPA 24 horas Ipase, com a participação de autoridades municipais e estaduais. Em um ano de implantação contabilizam cerca 111.500 pacientes atendidos nos serviços de média complexidade. A unidade neste ano desafogou expressivamente o Hospital e Pronto-Socorro Municipal e reduziu o tempo de espera e melhorou o atendimento da população do Sistema Único de Saúde (SUS) de Várzea Grande.

A prefeita Lucimar Sacre de Campos, idealizadora do projeto, que teve início em 2016, se emocionou ao falar da felicidade de comemorar um ano de funcionamento da UPA 24 horas. A medida levou a uma reestruturação dos serviços de urgência e emergência do município, que desafogou o Hospital e Pronto-Socorro, atendendo a um anseio da população. “Prezamos muito pela qualidade da unidade e estou muito feliz em ver essa unidade equipada dentro dos parâmetros do Ministério da Saúde. O trabalho aqui é realizado com excelência e fico orgulhosa por ter lutado para a instalação da UPA. Tenho certeza que foi uma conquista não só para Várzea Grande como para todos os usuários do SUS de Mato Grosso. Obrigado a todos que somaram na idealização desta unidade”, disse.

Lucimar completa ainda dizendo que a obra marcou um momento histórico no município. Esta é mais uma obra de saúde que inauguramos, em um universo de 70 obras que estão em plena execução no município em áreas de infraestrutura, educação, saúde. “É importante lembrar que nossa saúde só funciona bem, com a colaboração de todos, quer seja a dos servidores públicos, quer seja a dos colaboradores, que entenderam a política da humanização, que permeia todas as áreas da Gestão. Só tenho que agradecer o empenho de todos que nos ajuda a manter estas unidades de saúde nos padrões de atendimento de excelência e quem ganha são os Usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) que são bem acolhidos”.

“A UPA 24 horas do Ipase integra a nossa política de levar mais qualidade de vida ao povo da nossa querida Várzea Grande. Desde a implantação optamos por atendimento humanizado, ágil e eficiente, com corpo de funcionários capacitado, para suprir as necessidades dos moradores. Colocamos a saúde e o bem-estar do povo, sempre, em primeiro lugar”, ressalta o secretário de Assuntos Estratégicos, Jayme Campos.

Essas unidades atendem a casos de saúde que exijam atenção médica intermediária como problemas de pressão, febre alta, fraturas, cortes e infartos, evitando que estes pacientes sejam sempre encaminhados aos prontos-socorros dos hospitais.

As UPAs 24 horas trabalha de forma integrada com o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). As UPAs funcionam sete dias por semana, 24 horas por dia. Sua estrutura conta com equipamentos de raio-X, eletrocardiografia, laboratório de exames e leitos de observação, e soluciona em média 97% dos casos. Ao chegar a uma UPA, o paciente é assistido e pode ser tratado na própria unidade ou, conforme o caso, encaminhado a um hospital ou para a atenção básica.

Para o secretário estadual de Saúde, Luiz Soares, A Política Nacional de Urgência e Emergência integrou as unidades de saúde e dividiu a atenção às urgências no SUS em quatro frentes. No nível da Atenção Básica, as equipes de Saúde da Família (ESF) e as UBS têm como prioridade a orientação assistencial a um número determinado de famílias e acolhimento das urgências de menor complexidade. O componente móvel, por meio do SAMU 192, faz a estabilização dos pacientes no local da ocorrência e o transporte seguro para as unidades de saúde indicadas. Já às UPAs cabe o atendimento das urgências de média complexidade. E o setor de urgência dos hospitais realizam o atendimento das urgências de maior complexidade.

“E Várzea Grande tem essa organização de Rede de serviços, o que significa o fortalecimento do Sistema SUS, no que refere a mudança de conceito da Gestão da Saúde e dos atributos essenciais nas adoções de ferramentas de gestão, integradas com as do Ministério da Saúde , fator fundamental na implementação das políticas de saúde, sempre no sentido de alcançar melhores resultados em saúde e qualidade”, explicou o secretário.

O secretário de Saúde, Diógenes Marcondes, enalteceu a equipe que acreditou e humanizou a UPA 24 horas. “Parabéns a todos que fizeram com que esse sonho se tornasse realidade. É muito gratificante em ver a população sendo bem atendida aqui e isso significa que esse espaço acolhe a todos com muita ternura e competência. Sinto-me honrado e agradeço em fazer parte dessa realização”, agradeceu.

Para o senhor Pedro Paulo Pinho, 62 anos, morador do bairro Cohab Jaime Campos, a UPA do Ipase agilizou seu atendimento em um tempo ágil durante forte crise de asma brônquica. “Quero agradecer a qualidade do atendimento e dos funcionários. Só tenho a agradecer a prefeita por ter essa maravilha, toda vez que preciso de um atendimento médico urgente venho já direto para UPA e em todas as ocasiões recebi atendimento rápido e eficiente. Minha nota para a unidade é de 1000”, disse.

A UPA 24h Ipase oferece serviço de Raios-X, laboratório para exames, aparelho de eletrocardiograma e atendimento pediátrico. Nela, a população poderá resolver problemas como pressão alta, febre, cortes, queimaduras, alguns traumas e receber o primeiro atendimento para enfarte ou Acidente Vascular Cerebral (AVC), entre outras enfermidades. Quando o paciente chega à unidade, os médicos prestam socorro, controlam o problema e detalham o diagnóstico. Eles analisam se é necessário encaminhar o paciente a um hospital ou mantê-lo em observação por até 24h. 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114