Cuiabá | MT 28/03/2024
Saúde
Quinta, 17 de agosto de 2017, 05h41

Univag realiza campanha de Combate ao Fumo


No dia 29 de agosto comemora-se o Dia Nacional de Combate ao Fumo. Para sensibilizar a população e fortalecer a campanha, o curso de Odontologia do Univag -Centro Universitário, em parceria com o Telessaude-MT e a LACCanBo, fará uma programação especial buscando orientar a população sobre os malefícios do tabaco e narguilé.

A campanha também irá realizar exames bucais preventivos, dar dicas de como parar de fumar e onde buscar tratamento, informações sobre os malefícios do narguilé e cigarro eletrônico e ainda divulgação da lei anti-fumo que entrou em vigor em 2014. Tudo isso acontece nos dias 17, 24 e 31 de agosto, a partir das 15h, na Clínica Odontológica Univag.

A ação faz parte do 'Programa de Combate ao Câncer de Boca' do Univag, cujo objetivo é reforçar as iniciativas que levem à sensibilização e mobilização da população para os danos sociais, políticos, econômicos e ambientais causados pelo tabaco.

Responsável pelo programa, a professora doutora em Ciências Odontológicas do Univag, Diurianne França, lembra que o cigarro causa, além do câncer de boca, inúmeras doenças, podendo levar a morte. "Quem fuma têm de 20 a 30 vezes mais riscos de desenvolver câncer de pulmão quando comparado aos não fumantes e o hábito de fumar é a causa de 90% dos casos de câncer de pulmão, que é o tipo de tumor mais letal", alerta.

O fumo, além de ser um dos principais fatores de risco para o câncer de boca, ocasiona outros problemas bucais, como mau hálito, doença periodontal e mancha nos dentes e mucosas. Por isso é muito importante que as pessoas façam visitas regulares ao dentista. Lesões identificadas em fase inicial tem tratamento e nos casos de câncer de boca, se identificado em fase inicial, tem cura.

Pesquisas apontam números preocupantes referentes ao câncer de boca. Estima-se que no Brasil existem mais de 15 mil casos da doença, atingindo mais de quatro mil pessoas por ano. "O câncer de boca, assim como diversos outros que existem, é uma doença causada por diversos fatores e o principal deles é o tabagismo. A população deve ter ciência de que a prevenção e diagnóstico precoce são fundamentais para evitar a doença", comentou a professora. 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114