Cuiabá | MT 28/03/2024
Saúde
Terça, 05 de setembro de 2017, 15h51

Terapia Primal é cura para neuroses desenvolvidas na infância que impactam a fase adulta


Irritabilidade, Transtorno Obsessivo Compulsivo (TOC), pânico de água, de andar de avião, de ficar sozinho. Estes são alguns exemplos de neuroses desenvolvidas na infância, principalmente nos sete primeiros anos de vida, capazes de influenciar a maneira como as pessoas sentem, se comportam e relacionam. Mas é possível superar tais vivências indo até a raiz delas. E é isso que a Terapia Primal, processo terapêutico intensivo de cura, oferece durante o workshop sobre o tema, que será realizado pelo Núcleo Terapêutico Mende e Vida entre os dias 06 e 12 de setembro, em Chapada dos Guimarães.

De acordo com Joselia Chizini, que atua em Psicologia Clínica – Humanista, Fenomenologia e Existencial, a terapia vai até o registro primal das neuroses que, com o tempo, tornam-se transtornos de comportamento e prejudicam a vida da pessoa e também de quem está em volta, especialmente porque influenciam a vida social.

"Já atendi, por exemplo, um homem de 30 anos com comportamento infantil. Ele não saia da casa da mãe e também não decolava na vida. Era dependente químico e a causa eram vivências da infância. O pai abandonou a mãe, eles passaram por dificuldades financeiras e o padrasto batia nele. A revolta foi transferida para a mãe, por quem tinha ódio e também um grande amor, que ficou paralisado. Era um conflito e o processo terapêutico mudou radicalmente a condição dele, que entendeu e superou, verdadeiramente, a ira contra a mãe", conta.

As neuroses não influenciam apenas adultos, mas também já tem reflexos na adolescência, destaca Chizini. "Quantos jovens passam horas do seu dia trancados na internet, sem qualidade de vida e ganhando peso? São muitos e também são muitas as mães que tentam de tudo para tirar o filho desse ciclo e não conseguem. E isso não é porque o filho é ruim, mas porque alguma neurose paralisou aquele adolescente inteligente e capaz de fazer tantas outras coisas".

A culpa é dos pais?

As neuroses, explica a terapeuta, tem registros em nosso DNA, mas não são hereditárias, já que são adquiridas desde o ventre da mãe até os sete anos, período de formação do caráter. Mas será que os pais carregam a culpa de tudo? "Pai e mãe erra sim, mas nem por isso podemos eternizar a culpa. Isso é muito negativo para o filho, que tenta manipular o pai, que por sua vez acaba fazendo tudo pelo filho. E isso tem um nome: culpa. Por isso, em tratamento de adolescentes, é importante a presença dos pais", ressalta.

Pessoas de todas as idades e níveis sociais que identificam essas características em si mesmas podem participar, já que a terapia permite que os participantes se conectem com as feridas emocionais da infância. "Criamos um espaço amoroso e seguro para que os participantes possam expressar, aceitar e recuperar o sentimento de integridade. O workshop também é destinado a psicólogos e terapeutas", diz Chizini.

A terapia primal

Criada por Arthur Janov nos anos 60, a terapia primal é considerada de choque por ser bastante exigente, mas que também proporciona alívio psicológico. Tem indicação específica para as neuroses, que são defesas simbólicas nunca satisfeitas, porque o sofrimento é real e concreto, nunca sendo realizado por forma simbólica. A proposta da terapia é trabalhar com a criança interior, por isso é feita a volta ao passado, particularmente aos primeiros sete anos de vida.

Para inscrições e mais informações, ligue (65) 9 9968-2848 e (66) 9 9647-6388, ou ainda pelo site www.nucleomentevida.com.br.

Palestrantes

Shamarda: é psicoterapeuta e experiente facilitador de grupos. Há mais de 20 anos, desenvolve atividade terapias e meditação e é conhecido pela clareza e sabedoria com que conduz os participantes para o encontro consigo mesmo. Através da sua abordagem honesta e amorosa, ele encoraja os indivíduos a ultrapassarem hábitos e comportamentos prejudiciais. Ao mesmo tempo incentiva a amar, aceitar e incluir todas as diferentes partes do ser.

Foi formado pela Humaniversity Holanda, Osho Multiversity, India e Colegio de Meditaca~o e Cie^ncia Espiritual, Nova Delhi, India. Aprofundou seus estudos em Psicologia Humanística e Transpessoal. Especialisou-se em Terapia Primal & Criança Interior, Encounter, Constelação Familiar, Bioenergetica & Terapia Reichana e Renascimento.

Há oito anos é docente do instituto de Psicologia Transpessoal Omega, em Salvador, Bahia. Nesta mesma cidade, oferece sessões individuais, lidera cursos de Formação em Aconselhamento, Psicoterapia & Mindfulness, Constelação Familiar, Descondionamento Primal, Renascimento & Breathwork através da Omniversidade.

Susie Legge: natural do Reino Unido, a psicóloga Susie Legge, com segurança e amorosidade, emprega conhecimentos que incluem alimentação natural e técnicas corporais, dentre tantas outras técnicas holísticas, para auxiliar pessoas a conquistarem equilíbrio e bem-estar.

A experiência inclui trabalhos com indivíduos e grupos na Europa, India, Asia, EUA, e agora no Brasil. Lidera treinamentos para professores em Yoga (com registro na Yoga Aliance-US), trabalhou por 5 anos para Ashiyana Yoga, India. Iniciada em meditação pelo "Osho Dhara" - Colégio de Meditação e Ciência Espiritual – New Delhi, Índia.

Em 2009, Susie esteve na Osho Internacional em Pune, Índia, aprendendo meditações ativas e passivas que transformaram a maneira como ela vive e trabalha. Ela foi então inspirada para tomar uma variedade de cursos de autodesenvolvimento, incluindo Tantra, Terapia Corporal Neo-reichiana e Renascimento.

Para entrevistas e mais informações, entrar em contato com Josélia Chizini pelos telefones (65) 9 9968-2848 e (66) 9 9647-6388 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114